Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moreira, Ana Maria de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Machado, Ana Paula Silva | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Ana Paula Silva. Avaliação em larga escala e a gestão escolar: um estudo em escolas públicas do Distrito Federal. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo central identificar e analisar a percepção de gestores de escolares sobre a implementação das políticas de avaliação em larga escala. A questão de pesquisa que motiva o desenvolvimento do estudo é: de que maneira os gestores escolares compreendem as políticas de avaliação em larga escala? Para cumprir o que foi proposto, foram selecionadas cinco escolas de educação básica da rede pública do Distrito Federal, sendo utilizados como critérios de seleção: o nível socioeconômico da região, localização da escola – urbana ou rural – e indicadores educacionais, nível socioeconômico da escola e índice de complexidade de gestão. Como resultado, constatou-se que as avaliações em larga escala são compreendidas pelos gestores como iniciativas que visam avaliar a ação pedagógica da escola através de um olhar externo e como instrumento de autoconhecimento da escola. De outra parte, também estão relacionadas ao ranqueamento, com base dos resultados alcançados, a culpabilização, bonificação e padronização do ensino. Também foram observadas diferenças pela etapa da educação básica: nas escolas de ensino médio, as avaliações em larga escala são associadas ao acesso a instituições de educação superior, estimulando um sentimento de competitividade. Por fim, destaca-se que os gestores escolares compreendem a importância das avaliações em larga escala para a prática da gestão escolar e pedagógica como um instrumento de avaliação, mas não as percebem como políticas públicas educacionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestor escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação institucional - escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação em larga escala e a gestão escolar : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T14:09:25Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T14:09:25Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24512 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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dc.description.abstract1 | This study aimed to analyze the perception of principals about the implementation of evaluative policies. The research question that motivates the development of the study is: how do school managers understand the policies of large-scale assessment? To fulfill what was proposed, five schools of basic education were selected, being used as selection: the socioeconomic level of the region, the location of the school – urban or rural – the educational indicators, the socioeconomic level of the school and the index of administration of studies. As the result is seen as large-scale assessment are seen, for principals, initiatives that aim to evaluate a pedagogical action of the school through an external look and as an instrument of self-knowledge, but are also related to ranking, blaming, bonus, standardization. Education and competition for access to higher education in the case of high schools. Finally, select whether school principals understand the importance of large-scale assessment for school and pedagogical management practice as an assessment tool, but not as perceived as educational public policies. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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