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Título: O treinamento em performance comunicativa no contexto universitário
Autor(es): Silva, Milena Assis da
Orientador(es): Silva, Eduardo Magalhães da
Assunto: Fonoaudiologia
Comunicação oral
Capacitação profissional
Fala
Voz
Data de apresentação: 4-Jul-2017
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: SILVA, Milena Assis da. O treinamento em performance comunicativa no contexto universitário. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: Avaliar a efetividade dos conteúdos trabalhados em uma disciplina optativa oferecida pela Coordenação do Curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública, tanto durante o semestre regular quanto no período de verão, como estratégia de aprimoramento da comunicação dos alunos de cursos de graduação. Métodos: Participaram desta pesquisa 35 universitários de ambos os gêneros, de diferentes cursos da área da saúde. A coleta foi realizada durante o período de aulas regular da universidade e durante o período de aulas no verão. Utilizou-se o teste t de Student para dados pareados para comparação dos valores médios das variáveis analisadas pré e pós-treinamento e o teste t de Student para dados não pareados para comparar o desempenho entre os formatos regular e verão. Resultados: Em ambos os grupos houve diferença nos indicadores da performance comunicativa com médias mais elevadas no póstreinamento. O grupo que realizou o treinamento no período de verão apresentou uma variação percentual maior que o grupo do curso regular. Dentre os diferentes indicadores trabalhados, apenas no indicador “disfluências” não houve diferença para o grupo do período de verão. Durante o semestre regular as médias atribuídas aos indicadores de performance comunicativa foram, descritivamente, mais elevados que os do período de verão e em alguns não houve diferença: “abertura da apresentação”, “gestos”, “contato visual” e “finalização da apresentação”. Conclusão: Treinamentos vivenciais, em grupo, que trabalhem os indicadores de performance comunicativa, simultânea e sequencialmente, favorecem a modificação de comportamento e contribuem para a (auto)percepção do progresso individual.
Abstract: Purpose: To evaluate the effectiveness of the contents of an optional course offered by the Speech-Language Pathology Coordination of a public university, both during the regular semester and during the summer classes, as a strategy to improve the communication performance of undergraduate students. Methods: 35 undergraduate students of both genders from different Health courses participated in this study. The data were collected during the period of regular classes and during the summer classes. Student's t-test for paired data was used to compare the mean values of the analyzed variables pre and post-training and the Student's t-test for non-paired data was used to compare the regular period and the summer classes. Results: Both groups presented a difference of the indicators of the communicative performance with higher means in the post-training. The group that performed the training in the summer period presented a greater percentage of variation than the group of the regular period. Among all the indicators, only the "disfluency" indicator did not show difference in the summer period. And during the regular period, descriptively, the means of the indicators were higher than the ones from the summer period and did not define difference: “presentation opening”, “gesture”, “eye contact” and “presentation ending”. Conclusion: Experiential group training that works on communication performance indicators simultaneously and sequentially favors behavior modification and contributes to the (self)perception of individual progress.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2017.
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