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2017_MilenaAssisDaSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)947,17 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Eduardo Magalhães da-
dc.contributor.authorSilva, Milena Assis da-
dc.identifier.citationSILVA, Milena Assis da. O treinamento em performance comunicativa no contexto universitário. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a efetividade dos conteúdos trabalhados em uma disciplina optativa oferecida pela Coordenação do Curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública, tanto durante o semestre regular quanto no período de verão, como estratégia de aprimoramento da comunicação dos alunos de cursos de graduação. Métodos: Participaram desta pesquisa 35 universitários de ambos os gêneros, de diferentes cursos da área da saúde. A coleta foi realizada durante o período de aulas regular da universidade e durante o período de aulas no verão. Utilizou-se o teste t de Student para dados pareados para comparação dos valores médios das variáveis analisadas pré e pós-treinamento e o teste t de Student para dados não pareados para comparar o desempenho entre os formatos regular e verão. Resultados: Em ambos os grupos houve diferença nos indicadores da performance comunicativa com médias mais elevadas no póstreinamento. O grupo que realizou o treinamento no período de verão apresentou uma variação percentual maior que o grupo do curso regular. Dentre os diferentes indicadores trabalhados, apenas no indicador “disfluências” não houve diferença para o grupo do período de verão. Durante o semestre regular as médias atribuídas aos indicadores de performance comunicativa foram, descritivamente, mais elevados que os do período de verão e em alguns não houve diferença: “abertura da apresentação”, “gestos”, “contato visual” e “finalização da apresentação”. Conclusão: Treinamentos vivenciais, em grupo, que trabalhem os indicadores de performance comunicativa, simultânea e sequencialmente, favorecem a modificação de comportamento e contribuem para a (auto)percepção do progresso individual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.keywordComunicação oralpt_BR
dc.subject.keywordCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordFalapt_BR
dc.subject.keywordVozpt_BR
dc.titleO treinamento em performance comunicativa no contexto universitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T13:46:21Z-
dc.date.available2020-07-22T13:46:21Z-
dc.date.submitted2017-07-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24509-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Purpose: To evaluate the effectiveness of the contents of an optional course offered by the Speech-Language Pathology Coordination of a public university, both during the regular semester and during the summer classes, as a strategy to improve the communication performance of undergraduate students. Methods: 35 undergraduate students of both genders from different Health courses participated in this study. The data were collected during the period of regular classes and during the summer classes. Student's t-test for paired data was used to compare the mean values of the analyzed variables pre and post-training and the Student's t-test for non-paired data was used to compare the regular period and the summer classes. Results: Both groups presented a difference of the indicators of the communicative performance with higher means in the post-training. The group that performed the training in the summer period presented a greater percentage of variation than the group of the regular period. Among all the indicators, only the "disfluency" indicator did not show difference in the summer period. And during the regular period, descriptively, the means of the indicators were higher than the ones from the summer period and did not define difference: “presentation opening”, “gesture”, “eye contact” and “presentation ending”. Conclusion: Experiential group training that works on communication performance indicators simultaneously and sequentially favors behavior modification and contributes to the (self)perception of individual progress.pt_BR
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