Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Eduardo Magalhães da | - |
dc.contributor.author | Silva, Milena Assis da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Milena Assis da. O treinamento em performance comunicativa no contexto universitário. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Avaliar a efetividade dos conteúdos trabalhados em uma disciplina
optativa oferecida pela Coordenação do Curso de Fonoaudiologia de uma
universidade pública, tanto durante o semestre regular quanto no período de
verão, como estratégia de aprimoramento da comunicação dos alunos de cursos
de graduação. Métodos: Participaram desta pesquisa 35 universitários de ambos
os gêneros, de diferentes cursos da área da saúde. A coleta foi realizada durante
o período de aulas regular da universidade e durante o período de aulas no verão.
Utilizou-se o teste t de Student para dados pareados para comparação dos
valores médios das variáveis analisadas pré e pós-treinamento e o teste t de
Student para dados não pareados para comparar o desempenho entre os
formatos regular e verão. Resultados: Em ambos os grupos houve diferença nos
indicadores da performance comunicativa com médias mais elevadas no póstreinamento.
O grupo que realizou o treinamento no período de verão apresentou
uma variação percentual maior que o grupo do curso regular. Dentre os diferentes
indicadores trabalhados, apenas no indicador “disfluências” não houve diferença
para o grupo do período de verão. Durante o semestre regular as médias
atribuídas aos indicadores de performance comunicativa foram, descritivamente,
mais elevados que os do período de verão e em alguns não houve diferença:
“abertura da apresentação”, “gestos”, “contato visual” e “finalização da
apresentação”. Conclusão: Treinamentos vivenciais, em grupo, que trabalhem os
indicadores de performance comunicativa, simultânea e sequencialmente,
favorecem a modificação de comportamento e contribuem para a (auto)percepção
do progresso individual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação oral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fala | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voz | pt_BR |
dc.title | O treinamento em performance comunicativa no contexto universitário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T13:46:21Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T13:46:21Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24509 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Purpose: To evaluate the effectiveness of the contents of an optional course
offered by the Speech-Language Pathology Coordination of a public university,
both during the regular semester and during the summer classes, as a strategy to
improve the communication performance of undergraduate students. Methods: 35
undergraduate students of both genders from different Health courses participated
in this study. The data were collected during the period of regular classes and
during the summer classes. Student's t-test for paired data was used to compare
the mean values of the analyzed variables pre and post-training and the Student's
t-test for non-paired data was used to compare the regular period and the summer
classes. Results: Both groups presented a difference of the indicators of the
communicative performance with higher means in the post-training. The group that
performed the training in the summer period presented a greater percentage of
variation than the group of the regular period. Among all the indicators, only the
"disfluency" indicator did not show difference in the summer period. And during the
regular period, descriptively, the means of the indicators were higher than the
ones from the summer period and did not define difference: “presentation
opening”, “gesture”, “eye contact” and “presentation ending”. Conclusion:
Experiential group training that works on communication performance indicators
simultaneously and sequentially favors behavior modification and contributes to
the (self)perception of individual progress. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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