Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaGrabrielaDaCostaOliveira_tcc.pdf4,41 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Soraia Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Gabriela da Costa-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernanda Gabriela da Costa. O circo como possibilidade pedagógica nas Artes Cênicas: um estudo no Ensino Médio. 2019. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma análise etnográfica do ensino da Arte Circense em escolas de nível médio. A pesquisa busca entender a aplicação didática do circo nas escolas, pois a presença dessa linguagem na educação básica é muito recente. As escolas que formam profissionais circenses no Brasil surgiram no final do século XX. E já no início do século XXI, o ensino do circo tomou uma grande proporção, tanto na aplicação de técnicas básicas circenses no ensino superior como no ensino básico. Analisa-se o processo didático da arte circense nas instituições de ensino de nível médio por meio de pesquisa em quatro obras literárias: Arte de Perto escrita por Azoubel, Muniz, Rocha e Vivas (2016); Atividades Circenses: possibilidades e perspectivas para a educação física escolar, do autor Duprat (2017); Circo: Horizontes Educativos, dos pesquisadores Bortoleto, Barrágan e Silva (2016) e, por fim, o Currículo em Movimento da Educação Básica do Ensino Médio (2013), elaborado durante o governo Agnelo Queiroz, no Distrito Federal. Também foram realizadas entrevistas gravadas com docentes a respeito do ensino do circo, tendo como apoio para as mesmas o livro Licenciatura em Teatro: Estágio Supervisionado em Teatro 1 e 2 (2013). Ao longo do trabalho, observa-se quais são as facilidades (conteúdo teórico, adaptação para a realização das atividades) e dificuldades (qualificação dos docentes, falta de equipamentos) que existem nas escolas de ensino médio com relação ao ensino circense.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordCirco na escolapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - ensinopt_BR
dc.titleO circo como possibilidade pedagógica nas Artes Cênicas : um estudo no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T13:36:26Z-
dc.date.available2020-07-22T13:36:26Z-
dc.date.submitted2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24507-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.