Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24499
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DomingasPereiraDaCruz_tcc.pdf679,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do brincar na educação infantil - pré escola
Autor(es): Cruz, Domingas Pereira da
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Educação de crianças
Ludicidade
Pré-escola
Brincadeiras
Data de apresentação: 26-Nov-2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: CRUZ, Domingas Pereira da. A importância do brincar na educação infantil : pré escola. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018.
Resumo: Este trabalho possui como tema: “A importância do brincar na Educação Infantil – Pré Escola”, objetiva verificar a importância do lúdico para o processo de ensino - aprendizagem na Educação Infantil. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa e exploratória, através da pesquisa bibliográfica e documental. O instrumento de coleta de dados foi o questionário do tipo aberto e observação. Na pesquisa bibliográfica foram debatidos com autores, como Abreu (2013), Abuchaim (2018), Avelar (2014), Brasil (1996) Freitas (2015) e Lima (2013). A pesquisa documental foi feita a partir da análise do Projeto Político Pedagógico. A pesquisa de campo foi realizada de duas maneiras, primeiro a observação e depois aplicação de questionário. Foi constatado que a sala de aula observada é muito pequena, sem iluminação natural, a ventilação é feita por um ventilador que não é suficiente. Desconfia-se que não seja adequada para funcionar como sala de aula da Educação Infantil. Para as crianças brincarem, deslocam de uma escola para outra. Os brinquedos preferidos das crianças são o pula – pula quebra-cabeça e jogo de encaixe. Os questionários foram aplicados para a professora do pré III turma C e também para a diretora. A resposta da professora mostra que possui conhecimento superficial da importância do trabalho com a ludicidade. A resposta da diretora mostra que possui compreensão adequada sobre a importância da ludicidade no desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil.
Abstract: This work has as its theme: "The importance of playing in Early Childhood Education", aims to verify the importance of the playful to the teaching - learning process in Early Childhood Education. The research methodology used was qualitative and exploratory, through bibliographical and documentary research. The instrument of data collection was the open-ended questionnaire and observation. In the bibliographic research were discussed with authors such as Abreu (2013), Abuchaim (2018), Avelar (2014), Brazil (1996) Freitas (2015) and Lima (2013). The documentary research was made from the analysis of the Political Project Pedagogical. The field survey we performed in two ways, first observation and then questionnaire application. It was found that classroom observed is very small, without natural light, ventilation is done by a fan that is not enough. It is suspected that it is not suitable to function as a classroom of Early Childhood Education. For the children to play, they move from one school to another. The children 's favorite toys are the jumping, jigsaw and puzzle game. The questionnaires were applied to the teacher of the pre-III class C and also to the director. The teacher's response shows that she has superficial knowledge of the importance of work with playfulness. The director's response shows that she has adequate understanding of the importance of playfulness in the integral development of children in Early Childhood Education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.