Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CeliAlvesBorges_tcc.pdf839,31 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, José Vieira de-
dc.contributor.authorBorges, Celi Alves-
dc.identifier.citationBORGES, Celi Alves. Creche: importância para a formação dos sujeitos. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão do curso de Pedagogia discorre sobre a importância da Educação Infantil/creche para a formação dos sujeitos. Assim sendo, teve-se como objetivo verificar como os pais observam a contribuição da Educação Infantil para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos de idade, em uma creche pública municipal, em uma cidade do Estado de Goiás. Desse modo, trabalhou-se com a pesquisa de campo juntamente com 10 pais (mães) de crianças que estudam no ambiente de investigação, aplicando-se um questionário com questões semiestruturadas permitindo-se respostas objetivas e subjetivas no intuito de se obter informações relevantes para o objeto de estudo que deu ênfase à abordagem qualitativa, embora também tenha feito o uso de elementos quantitativos. Nestes levantamentos teve-se maior clareza do cenário da Educação Infantil que é fomentada na Creche. Percebeu-se através dos participantes que esta etapa de ensino é aceita pela família dos alunos como uma oportunidade para que esses se desenvolvam integralmente como cidadãos, sendo reconhecido o papel desse processo na criação de momentos de socialização, de aprendizado, de cuidado, de lazer e de segurança para seus filhos. Por outro lado, identificou-se que os profissionais do ensino é que ajudam a proporcionar esse desenvolvimento na infância, uma vez que se dependesse unicamente da infraestrutura do local, tais processos seriam inviabilizados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrechespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleCreche : importância para a formação dos sujeitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:44:38Z-
dc.date.available2020-07-22T12:44:38Z-
dc.date.submitted2018-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24492-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work of conclusion of the course of Pedagogy discusses the importance of kindergarten / day care for the training of subjects. Thus, the objective was to verify how parents observe the contribution of Child Education to the development of children from 0 to 3 years of age, in a public day care center in a city in the State of Goiás. Thus, field research was carried out together with 10 parents (mothers) of children studying in the research environment, applying a questionnaire with semi-structured questions allowing objective and subjective responses in order to obtain relevant information for the object of study that emphasized the qualitative approach, although it also made use of quantitative elements. In these surveys, there was a greater clarity of the child education scenario that is fostered in the Nursery. It was perceived through the participants that this stage of teaching is accepted by the students' family as an opportunity for them to fully develop as citizens, recognizing the role of this process in creating moments of socialization, learning, care, leisure and safety for your children. On the other hand, it was identified that the professionals of the teaching are that help to provide this development in the childhood, since if it depended solely of the infrastructure of the place, such processes would be made impossible.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.