Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AdautoAprigioDosSantosJunior_tcc.pdf469,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade racial e trabalho : uma análise do profissional negro nas organizações
Autor(es): Santos Junior, Adauto Aprígio dos
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Diversidade racial
Mercado de trabalho
Racismo
Data de apresentação: 18-Nov-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: SANTOS JUNIOR, Adauto Aprígio dos. Diversidade racial e trabalho: uma análise do profissional negro nas organizações. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Mesmo sendo maioria na população do país os indivíduos negros desde a formação do país foram totalmente alijados dos espaços de poder e privilégio. Este estudo teve como objetivo analisar como as vivências de preconceito e discriminação exercem influência na inserção e inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho em Brasília. Para isso, foram realizadas 6 entrevistas em profundidade com indivíduos negros com ensino superior completo, de ambos os sexos. As entrevistas foram conduzidas a partir de 12 perguntas relacionadas a percepção da identidade racial, vivências de discriminação no cotidiano e no ambiente organizacional. Constatou-se que há uma dificuldade de abrir espaço para debates sobre questão racial no ambiente de trabalho, pois essa problemática também não é bem aceita fora das organizações. Por fim, para os indivíduos as principais dificuldades encontradas no mercado de trabalho e ambiente organizacional são os estereótipos negativos atribuídos aos negros, descrédito ao trabalho desses indivíduos e a falta de oportunidade para esses profissionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.