Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielMorumGarcia_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores determinantes do spread bancário no Brasil
Autor(es): Garcia, Gabriel Morum
Orientador(es): Cajueiro, Daniel Oliveira
Assunto: Spread bancário
Bancos
Crédito
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: GARCIA, Gabriel Morum. Fatores determinantes do spread bancário no Brasil. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa a analisar o impacto de características bancárias e da estrutura de mercado na determinação do spread bancário no Brasil. São utilizados dados de 1067 instituições e conglomerados financeiros para o período de março de 2011 até dezembro de 2017. A amostra é organizada em um painel curto modelado para presença de heteroscedasticidade e efeitos aleatórios. A regressão confirma as hipóteses iniciais de efeito positivo do market share e da cobertura geográfica do mercado brasileiro na determinação do spread bancário.
Abstract: The present work analyses the impact of specific bank caracteristics and market structure on the determination of the bank interest spread in Brazil. Data from 1067 financial conglomerates and institutions from march 2011 to december 2017 are used. The sample is then organized in a short panel modeled for heteroskedacity and random effects. The regression confirms the initial hypothesis of a positive relation from market share and geografical cover of the brazilian market in the determination of the bank interest spreads.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.