Título: | Corporeidade negra como local para discursos na arte afro-brasileira contemporânea |
Autor(es): | Souza, Mateus Raynner André de |
Orientador(es): | Camargo, Denise Conceição Ferraz de |
Assunto: | Arte afro-brasileira Arte contemporânea Corporeidade Artistas brasileiros |
Data de apresentação: | 4-Jul-2018 |
Data de publicação: | 21-Jul-2020 |
Referência: | SOUZA, Mateus Raynner André de. Corporeidade negra como local para discursos na arte afro-brasileira contemporânea. 2018. 79 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho propõe pensar o conceito de corporeidade negra na arte afro-brasileira contemporânea como um local para discursos da produção artística afro-brasileira. Compreender a corporeidade negra pela sua relação com a própria cultura afro-brasileira, encontrando um corpo plural, em que a noção de identidade negra perpassa todos os corpos. Entendo que a produção afro-brasileira contemporânea é um campo diverso, o que torna impossível tratar dela como um todo; A pesquisa ganha corpo com a análise de quatro obras afim de pesquisar aproximações entre a produção afro-brasileira contemporânea e encontrar possíveis questões levantadas pelos discursos da corporeidade negra na arte. As obras são: Transmutação da Carne (2015) de Ayrson Heráclito; Implantar Anamú (2016) de Dalton Paula; Atos de transfiguração: receita de como fazer um santo (2015) de Antônio Obá; E Qual é o pente? (2014) de Juliana dos Santos. Discutir o tema, ainda que na esfera de trabalhos acadêmicos, é esperar que um dia este conhecimento chegue aos estudantes da educação básica, que os artistas aqui estudados ganhem espaço e visibilidade em museus e exposições, é garantir também um debate antirracista. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
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