Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Camargo, Denise Conceição Ferraz de | - |
dc.contributor.author | Souza, Mateus Raynner André de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mateus Raynner André de. Corporeidade negra como local para discursos na arte afro-brasileira contemporânea. 2018. 79 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe pensar o conceito de corporeidade negra na arte afro-brasileira contemporânea como um local para discursos da produção artística afro-brasileira. Compreender a corporeidade negra pela sua relação com a própria cultura afro-brasileira, encontrando um corpo plural, em que a noção de identidade negra perpassa todos os corpos. Entendo que a produção afro-brasileira contemporânea é um campo diverso, o que torna impossível tratar dela como um todo; A pesquisa ganha corpo com a análise de quatro obras afim de pesquisar aproximações entre a produção afro-brasileira contemporânea e encontrar possíveis questões levantadas pelos discursos da corporeidade negra na arte. As obras são: Transmutação da Carne (2015) de Ayrson Heráclito; Implantar Anamú (2016) de Dalton Paula; Atos de transfiguração: receita de como fazer um santo (2015) de Antônio Obá; E Qual é o pente? (2014) de Juliana dos Santos. Discutir o tema, ainda que na esfera de trabalhos acadêmicos, é esperar que um dia este conhecimento chegue aos estudantes da educação básica, que os artistas aqui estudados ganhem espaço e visibilidade em museus e exposições, é garantir também um debate antirracista. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artistas brasileiros | pt_BR |
dc.title | Corporeidade negra como local para discursos na arte afro-brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T15:45:22Z | - |
dc.date.available | 2020-07-21T15:45:22Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24452 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|