Título: | Mapeamento de áreas de risco ambiental no Distrito Federal : influência dos acidentes ambientais do transporte rodoviário na captação de águas superficiais para abastecimento humano |
Autor(es): | Godinho, Matheus Meincheim |
Orientador(es): | Minoti, Ricardo Tezini |
Assunto: | Risco ambiental Água - abastecimento Poluentes Recursos hídricos |
Data de apresentação: | 11-Jul-2019 |
Data de publicação: | 21-Jul-2020 |
Referência: | GODINHO, Matheus Meincheim. Mapeamento de áreas de risco ambiental no Distrito Federal: influência dos acidentes ambientais do transporte rodoviário na captação de águas superficiais para abastecimento humano. 2019. x, 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O trabalho versa sobre os acidentes ambientais rodoviários que possam, de alguma maneira, influenciar os pontos de captação de água para abastecimento humano no Distrito Federal. A Unidade da Federação passou por uma crise hídrica entre 2016 e 2018, em que precisou aumentar seus pontos de captação. Entretanto, atrelado à existência de um acidente ambiental que impactou um corpo aquático na Região Administrativa de Águas Claras, levantou-se um questionamento quanto à preparação para acidentes ambientais rodoviários que pudessem afetar os pontos de captação. Foi adaptada para o estudo a Metodologia para Identificação, Caracterização e Mapeamento de Áreas de Risco Ambiental do P2R2 do Ministério do Meio Ambiente. Foram solicitadas informações para os entes públicos pelo e-Sic, sendo elas transformadas em dados georreferenciados, assim como em conteúdo para o estudo. Como resultados foram identificados os pontos de captação de águas superficiais da Caesb para abastecimento humano: Cachoeirinha, Bananal e o Mestre Darmas 1 com o maior risco de contaminação por acidentes ambientais de origem rodoviário. Assim como em uma visão geral, das outorgas superficiais para abastecimento humano, foi identificado maiores riscos nas regiões nordeste, noroeste e sudeste/sul do DF, com áreas de atenção nessas regiões. Diante do exposto, devem-se concentrar ações de prevenção e a criar novas unidades de resposta no DF, para encurtar as distâncias no atendimento de ocorrências, com o intuito de diminuir os riscos a população e ao meio ambiente. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Ambiental
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.