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Título: Arte afro-brasileira e performance – uma reflexão sobre a obra de Antonio Obá
Autor(es): Diniz, Clauder Lopes
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Arte
Arte brasileira
Religião
Cultos afro-brasileiros
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: DINIZ, Clauder Lopes. Arte afro-brasileira e performance – uma reflexão sobre a obra de Antonio Obá. 2018. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa pretende identificar, por meio da genealogia da performance Atos da Transfiguração - desaparição ou receita de como fazer um santo, o simbolismo do corpo enquanto elemento de contestação religiosa. Esse objeto é o ponto de partida para entender a arquitetura da obra do artista Antonio Obá, que descortina questões raciais a partir da desconstrução de um dos principais símbolos religiosos do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, santa negra e a padroeira do país. A performance é uma das obras de arte mais conhecidas do artista, que também trabalha com desenhos, pinturas e fotografias. A análise de sua produção pretende ainda colaborar com o entendimento deste momento em que se cruzam elementos como corpo, religiosidade e arte contemporânea, a partir de um breve retrospecto sobre a presença do negro e seus valores estéticos e sagrados na história da arte brasileira.
Abstract: This research intends to identify, through the genealogy of the performance Acts of the Transfiguration - disappearance or recipe of how to make a saint, the symbolism of the body as element of religious contestation. This object is the starting point for understanding the architecture of the work of the artist Antonio Obá, which reveals racial issues from the deconstruction of one of the main religious symbols of Brazil, Nossa Senhora Aparecida, a black madona and the country's patron saint. The performance is one of the artist's best known works of art, which also works with drawings, paintings and photographs. The analysis of his production intends also to collaborate with the understanding of this moment in which elements such as body, religiosity and contemporary art are crossed, starting from a brief retrospect on the presence of the black man and his aesthetic and sacred values in the history of Brazilian art.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
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Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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