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2018_ClauderLopesDiniz_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.contributor.authorDiniz, Clauder Lopes-
dc.identifier.citationDINIZ, Clauder Lopes. Arte afro-brasileira e performance – uma reflexão sobre a obra de Antonio Obá. 2018. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende identificar, por meio da genealogia da performance Atos da Transfiguração - desaparição ou receita de como fazer um santo, o simbolismo do corpo enquanto elemento de contestação religiosa. Esse objeto é o ponto de partida para entender a arquitetura da obra do artista Antonio Obá, que descortina questões raciais a partir da desconstrução de um dos principais símbolos religiosos do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, santa negra e a padroeira do país. A performance é uma das obras de arte mais conhecidas do artista, que também trabalha com desenhos, pinturas e fotografias. A análise de sua produção pretende ainda colaborar com o entendimento deste momento em que se cruzam elementos como corpo, religiosidade e arte contemporânea, a partir de um breve retrospecto sobre a presença do negro e seus valores estéticos e sagrados na história da arte brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordArte brasileirapt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.subject.keywordCultos afro-brasileirospt_BR
dc.titleArte afro-brasileira e performance – uma reflexão sobre a obra de Antonio Obápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T15:24:50Z-
dc.date.available2020-07-21T15:24:50Z-
dc.date.submitted2018-06-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24447-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research intends to identify, through the genealogy of the performance Acts of the Transfiguration - disappearance or recipe of how to make a saint, the symbolism of the body as element of religious contestation. This object is the starting point for understanding the architecture of the work of the artist Antonio Obá, which reveals racial issues from the deconstruction of one of the main religious symbols of Brazil, Nossa Senhora Aparecida, a black madona and the country's patron saint. The performance is one of the artist's best known works of art, which also works with drawings, paintings and photographs. The analysis of his production intends also to collaborate with the understanding of this moment in which elements such as body, religiosity and contemporary art are crossed, starting from a brief retrospect on the presence of the black man and his aesthetic and sacred values in the history of Brazilian art.pt_BR
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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