Título: | Projeto de uma cadeira de rodas modular |
Autor(es): | Costa, Ana Helena Perez |
Orientador(es): | Henriques, Antonio Manoel Dias |
Assunto: | Cadeiras de rodas Ergonomia Tecnologia assistiva |
Data de apresentação: | 13-Jul-2018 |
Data de publicação: | 21-Jul-2020 |
Referência: | COSTA, Ana Helena Perez. Projeto de uma cadeira de rodas modular. 2018. xviii, 162 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo o projeto de uma cadeira de rodas modular com dimensões ajustáveis. A motivação surgiu a partir da constatação da dificuldade de crianças de baixa renda terem cadeiras de rodas adequadas ao seu tamanho durante toda a infância, assim acabam recebendo cadeiras muito grandes ou se tornam maiores que a cadeira em um curto espaço de tempo. Dessa forma, as crianças estão propensas a diversos problemas de saúde causados por uma cadeira inapropriada. Portanto, a partir de um estudo histórico do desenvolvimento da cadeira de rodas e das soluções já existentes para problemas similares, as alternativas de resolução do problema foram levantadas. Em seguida, um estudo ergonômico da adaptação da cadeira de rodas ao corpo humano (cada um com suas dimensões próprias) é realizado, além da consulta à potenciais usuários para a definição da configuração mais adequada à situação. Define-se, então, a configuração final como uma cadeira de rodas com 4 rodas, estrutura rígida e com propulsão manual realizada por meio de aro propulsor. Em seguida, é realizado o dimensionamento estático de toda a estrutura utilizando-se do software Ansys para simulações e verificação estrutural baseada em forças de ensaios propostos pela ABNT NBR ISO 7176:8 (ABNT, 2009b) conjuntamente com um estudo dos materiais a serem utilizados na confecção da cadeira de rodas, buscando a solução mais barata e leve. Dimensiona-se e seleciona-se, ainda, todos os componentes necessários para o funcionamento da cadeira de rodas incluindo rolamentos, rodas e parafusos. Finalmente, obtém-se a estrutura de uma cadeira de rodas com ajuste de dimensões por meio de tubos concêntricos com tubos externos em PVC e barras internas em alumínio cujo custo total é de R$ 1268,60. Além disso, são apresentados os desenhos de fabricação do projeto para que um protótipo possa ser desenvolvido futuramente. |
Abstract: | This paper proposes the design of a modular wheelchair with adjustable dimensions. The proposal is based in a difficulty faced by low-income children of having appropriate wheelchairs that fit them during their whole childhood, therefore they end up with wheelchairs that are too large for them or they quickly overgrow the chair. They are, hence, at risk to develop several health issues due to an incorrectly sized wheelchair. Thus, starting from a historical study of the development of wheelchairs and existing solutions to similar problems, the solution possibilities are raised. Then, an ergonomics study of how to adapt the wheelchair to the human body (each with its own dimensions) is performed, and potential users are consulted to determine the mot appropriate configuration in this case. The final configuration is defined as a wheelchair with 4 wheels, rigid structure and push-rim as the form of manual propulsion. Then, the whole structure is dimensioned statically utilizing the Ansys software to verify structural integrity based on forces applied according to ABNT NBR ISO 7176:8 (ABNT, 2009b) in conjunction with a study of material looking for the lightest and cheapest solution. All the necessary components for the wheelchair’s operation, including bearings, wheels and screws are dimensioned and selected. Finally, a wheelchairs structure with the dimensions being adjusted with concentric tubes where the external tube is made of PVC and the internal bar is aluminum which generated a total cost of the wheelchair of R$ 1268,60. In addition, the manufacturing drawings of the project are presented so that a prototype can be developed in the future. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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