Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntonioCarlosGomesDiniz_tcc.pdf793,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cordel e sua inserção como fonte crítica na educação básica
Autor(es): Diniz, Antonio Carlos Gomes
Orientador(es): Sales, Jonas de Lima
Assunto: Literatura de cordel
Pluralidade cultural
Arte e educação
Teatro - educação
Currículo escolar
Educação básica
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: DINIZ, Antonio Carlos Gomes. Cordel e sua inserção como fonte crítica na Educação Básica. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa relata brevemente a história do cordel e sua importância na sociedade. Além disso, traz como análise o Plano Curricular Nacional, no tocante a pluralidade cultural. Visa ressaltar a importância da implementação dessas diretrizes nas instituições escolares, no intuito de combater as discriminações enraizadas nas escolas. Por fim, relata-se uma experiência, na qual tive com o teatro de folheto “A Ressurreição de Cristo” de Euriano Sales, procurando observar os desafios encontrados em uma montagem de teatro de cordel. O objetivo deste trabalho é refletir e ressaltar a importância de inserir o ensino de teatro/literatura de cordel na formação básica do cidadão, com a finalidade de desenvolver uma maior capacidade no exercício crítico, no tocante as questões sociopolíticas. Como por exemplo, questionar os problemas de saúde, segurança que a sociedade apresenta. Com esse estudo, conclui-se que a literatura de cordel, como fonte transformadora, precisa ser introduzida nas escolas e na vida de toda sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.