Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24411
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AntonioCarlosGomesDiniz_tcc.pdf793,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSales, Jonas de Lima-
dc.contributor.authorDiniz, Antonio Carlos Gomes-
dc.identifier.citationDINIZ, Antonio Carlos Gomes. Cordel e sua inserção como fonte crítica na Educação Básica. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa relata brevemente a história do cordel e sua importância na sociedade. Além disso, traz como análise o Plano Curricular Nacional, no tocante a pluralidade cultural. Visa ressaltar a importância da implementação dessas diretrizes nas instituições escolares, no intuito de combater as discriminações enraizadas nas escolas. Por fim, relata-se uma experiência, na qual tive com o teatro de folheto “A Ressurreição de Cristo” de Euriano Sales, procurando observar os desafios encontrados em uma montagem de teatro de cordel. O objetivo deste trabalho é refletir e ressaltar a importância de inserir o ensino de teatro/literatura de cordel na formação básica do cidadão, com a finalidade de desenvolver uma maior capacidade no exercício crítico, no tocante as questões sociopolíticas. Como por exemplo, questionar os problemas de saúde, segurança que a sociedade apresenta. Com esse estudo, conclui-se que a literatura de cordel, como fonte transformadora, precisa ser introduzida nas escolas e na vida de toda sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura de cordelpt_BR
dc.subject.keywordPluralidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.titleCordel e sua inserção como fonte crítica na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T13:17:26Z-
dc.date.available2020-07-21T13:17:26Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24411-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.