Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JemimaTavaresDeMedeiros_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A narrativa como potencializadora de processos de empoderamento de mulheres adolescentes
Autor(es): Medeiros, Jemima Tavares de
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Empoderamento feminino
Adolescência
Feminismo
Narrativa
Teatro - educação
Jogos teatrais
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: MEDEIROS, Jemima Tavares de. A narrativa como potencializadora de processos de empoderamento de mulheres adolescentes. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da narrativa como ação de potencialização para o empoderamento feminino. Através da realização de uma pesquisa de campo, foi elaborada uma oficina teatral em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, o Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, CEMI – Gama, região considerada periférica. Através de um processo coletivo, foram propostos jogos teatrais que pudessem fomentar questionamentos e reflexões acerca de questões relacionadas a opressões sob gênero feminino e suas interseccionalidades. Com a análise de histórias pessoais das participantes e do estudo da biografia de mulheres que tiveram uma história de liderança ou superação, foram feitas narrativas conectando essas realidades. Ao final dos encontros, foi realizada uma apresentação das narrativas, como resultado da oficina, na 63º mostra semestral do departamento de artes cênicas da Universidade de Brasília, Cometa Cenas. As referências conceituais para as noções de educação, lugar social, empoderamento feminino e feminismo advêm de: Djamila Ribeiro, Paulo Freire, bell hooks e Joice Berth. Para embasar nossos estudos sobre narrativa, teatro e arte educação, foram usados: Bia Bedran, Augusto Boal, Walter Benjamim e Ligia Matias Borges. A realização da oficina nos permitiu reconhecer que a narrativa pode ser uma metodologia potente para o processo de tomada de consciência em adolescentes, bem como pode ainda reverberar em outras pessoas através do momento da apresentação das narrativas para o público. Nessa experiência observamos que tal proposta tem condições de ser ampliada para outros grupos oprimidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.