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Título: Projeto de uma manga de eixo em fibra de carbono para um protótipo de Fórmula SAE
Autor(es): Ferreira, Luiz Gustavo Hedler
Orientador(es): Henriques, Antonio Manoel Dias
Assunto: Veículos
Projetos automotivos
Automóveis - projetos e construção
Compósitos
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: FERREIRA, Luiz Gustavo Hedler. Projeto de uma manga de eixo em fibra de carbono para um protótipo de Fórmula SAE. 2018. xx, 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho apresenta o projeto de uma manga de eixo em materiais compósitos para um protótipo de Fórmula SAE, da equipe Apuama Racing, da Universidade de Brasília. Alta rigidez, baixo peso, manufaturabilidade e acessibilidade de materiais são fatores governantes do projeto. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre mangas de eixo, determinação de esforços em rodas, materiais compósitos e métodos de análise estrutural. O conceito e os parâmetros iniciais de projeto foram definidos a partir das variáveis governantes do contexto. Foi realizada análise estrutural pelo método dos elementos finitos, a partir da qual pôde-se chegar em uma configuração de geometria e material que atendesse aos requisitos de projeto. O modelo foi então reconstruído em CAD e foi feito o seu detalhamento, orientado para a fabricação. O produto final atende às especificações de projeto e apresenta características satisfatórias de massa, em relação a projetos anteriores e de outras equipes.
Abstract: The present work develops the first part of the project of an upright made of composite materials for a Formula SAE prototype, of the University of Brasilia. Stiffness, weight reduction, manufacturability and acessibility of materials are the main concerns surrounding the project. A review of the current literature about automotive uprights, wheel load calculation, composite materials and structural analysis methods was made. The concept and initial parameters were defined based on the main requirements given by the context. Structural analysis was made with the finite element method in order to acquire a suiting geometry and material for the calculated load cases. The model was then reconstructed in CAD and detailed for manufacturing. The final product suits the project requirements with satisfactory mass properties, when compared to previous projects and other teams.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
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