Título: | O desenvolvimento educacional de alunos com necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares : o caso de um aluno do município de Acrelândia |
Autor(es): | Cruz, Jaíza Silva da |
Orientador(es): | Araújo, Raimundo Luiz Silva |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Direito à educação Autismo Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 21-Jul-2020 |
Referência: | CRUZ, Jaíza Silva da. O desenvolvimento educacional de alunos com necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares: o caso de um aluno do município de Acrelândia. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2018. |
Resumo: | O referido trabalho se formula sobre a temática: O desenvolvimento educacional de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aulas regulares: o caso de um aluno no município de Acrelândia. E em prol da desenvoltura do tema apresentado todo trabalho se formulou em um estudo de caso que teve como foco um aluno portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista) integrante do ensino fundamental (no formato regular) no município de Acrelândia. Teve como objetivo central da pesquisa analisar o impacto na vida de um aluno com especificidade ao ensino regular, e como objetivos específicos levantar as caracterizações presentes na bibliografia sobre o sujeito com alguma necessidade educacional especial e sua inserção no ensino regular, comparar a trajetória escolar do aluno estudado antes e depois da inclusão na sala de aula regular; e constatar junto aos professores e a família a percepção a respeito do desempenho do educando na sala regular. E através de um levantamento de dados fomentado por análises bibliográficas e também por coleta de informações do educando por meio de entrevista, tornou-se possível ressalta o impacto na vida de um aluno portador de necessidades especiais devido a sua inclusão em uma turma de ensino regular. Com as análises torna válido salientar que o desenvolvimento do pensamento (principalmente quando se foco no aluno com necessidades) ocorre graças a necessidade de lidar com o mundo e é exatamente essa necessidade que o ensino regular proporciona a esse aluno, reforçando assim o ideário que a aprendizagem se dá no contexto dos relacionamentos entre as crianças e delas com os adultos, nas conversas, brincadeiras e interações diversas, e através dela desenvolver a capacidade de desenvolvimento do ser independente das condições adversas que mesmo possa apresentar. |
Abstract: | This work is formulated on the theme: The educational development of students with special educational needs in a regular classroom: the case of a student in the municipality of Acrelândia. And for the sake of the resourcefulness of the presented theme, all work was formulated in a case study that focused on a student with TEA (Autism Spectrum Disorder) who is a member of elementary school (in the regular format) in the city of Acrelândia. The main objective of the study was to analyze the impact on the life of a student with a specific element of regular education, and as a specific objective to raise the characterization present in the bibliography about the subject with disability and its insertion in regular education, to compare the school trajectory of the student studied before and after inclusion in the regular classroom; and to contact with the teachers and the student's family the perception regarding their performance. And through a survey of data fostered by bibliographical analyzes and also by collecting information from the learner through interview became possible highlights the impact on the life of a student with special needs due to its inclusion in a regular teaching group. With the analyzes, it is worth emphasizing that the development of thinking (especially when focusing on the disabled student) occurs thanks to the need to deal with the world and it is exactly this need that regular education provides to this student, thus reinforcing the learning takes place in the context of the relationships between the children and theirs with the adults, in the conversations, jokes and diverse interactions, and through it develop the capacity of development of being independent of the adverse conditions that even can present. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.