Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24388
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlineLimaDeMoura_tcc.pdf966,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dança e sujeitos surdos : uma reflexão pedagógica
Autor(es): Moura, Aline Lima de
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Surdos
Dança para deficientes
Dança - estudo e ensino
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: MOURA, Aline Lima de. Dança e sujeitos surdos: uma reflexão pedagógica. 2018. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar e compreender de que forma as práticas pedagógicas no ensino de dança para indivíduos surdos têm acontecido no Distrito Federal, averiguando se estas práticas têm respeitado a cultura surda e estimulado o desenvolvimento desses sujeitos. Sendo assim, a princípio pesquisou-se um panorama geral sobre a importância da arte e da dança no desenvolvimento emocional, motor e identitário da sociedade. Em seguida, averiguou-se a relevância do ensino, a valorização e estímulo da arte surda nos mais diversos âmbitos, como, por exemplo, literatura, poesia e dança podem auxiliar no desenvolvimento do sujeito surdo, de sua comunidade e de sua cultura. A partir de então, foram analisadas duas experiências onde ocorreram a prática do ensino de dança em dois ambientes diferentes e quais foram as adaptações necessárias em vista de respeitar a comunidade surda e sua cultura. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e utilizou-se como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e observações participantes. Esta pesquisa identificou que ambas as experiências, embora recentes apresentam práticas inovadoras no ensino da dança para surdos e membros da comunidade surda no Distrito Federal.
Abstract: The present research sought to investigate and understand how the methodological pedagogical practices in dance teaching for deaf individuals have happened in the Federal District, ascertaining if these practices have respected the deaf culture and stimulated the development of these individuals. Thus, at first it was investigated in a general panorama on the importance of the art and the dance in the emotional, motor and identity development of the society. The relevance of the teaching, valorization and encouragement of deaf art in the most varied areas, such as literature, poetry and dance, can help in the development of the deaf individual, his community and his culture. Thus, two experiences were analyzed where the practice of teaching dance in two different environments occurred and what adjustments were necessary in order to respect the deaf community and its culture. This is a qualitative research and semi-structured interviews and observations were used to collect the data.This research identified that both experiences, though recent, present innovative practices in dance education for the deaf and members of the deaf community in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.