Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AndressaKalianeLimaSantos_tcc.pdf382,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKuchenbecker, Liège Gemelli-
dc.contributor.authorSantos, Andressa Kaliane Lima-
dc.identifier.citationSANTOS, Andressa Kaliane Lima. A escolarização de alunos surdos da UnB. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo compreender a escolarização de alunos surdos da UnB do curso Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua (LSB/PSL), abordando como problema de pesquisa a questão de como se constitui a escolarização de surdos que ingressam na UnB. Neste trabalho, fazemos correlações a aprendizagem e ensino do aluno surdo, a fim de conhecer a escolarização escolar de três estudantes surdos do curso de LSB/PSL até a chegada na universidade. A fim de olhar para a educação de surdos com um olhar sensível, este trabalho é fundamentado a partir de autores como Skliar (2001), Thoma e Lopes (2004), Quadros (2005) e Perlin (2003), discorrendo sobre o mesmo, fatores relacionados à história dos surdos, a sua cultura e identidade, seus aspectos linguísticos, o ensino e aprendizagem desses sujeitos e a educação que é disponibilizada para os surdos. A pesquisa qualitativa deste trabalho aborda três estudantes surdos da UnB utilizando sete perguntas feitas pessoalmente e via whatsApp. Os resultados das entrevistas apontam as múltiplas identidades surdas, e que por essa razão a escolarização dos surdos deve ser pensada com base nas mesmas. Os resultados desta pesquisa mostram que o surdo é um sujeito que possui a capacidade e o direito de ser quem ele é, com suas experiências, com sua cultura e identidade constituindo-o na sociedade e que isso deve ser não somente identificado por ele, mas também por seus familiares, professores, escolas e a sociedade em geral, a fim de que ele seja respeitado linguística e culturalmente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleA escolarização de alunos surdos da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T19:35:43Z-
dc.date.available2020-07-20T19:35:43Z-
dc.date.submitted2020-01-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24387-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph aims to understand the schooling of UnB’s deaf students of the Brazilian Sign Language course - Portuguese as a Second Language (LSB/PSL), addressing as a research problem the question of how is the schooling of deaf people who join UnB. In this work, we correlate the learning and teaching of the deaf student, in order to know the schooling of three deaf students from the LSB/PSL course until they arrive at university. In order to look at the education of the deaf with a sensitive eye, this work is based on authors such as Skliar (2001), Thoma and Lopes (2004), Quadros (2005) and Perlin (2003), discussing factors related to the history of the deaf, their culture and identity, their linguistic aspects, the teaching and learning of these subjects and the education that is made available to the deaf. The qualitative research of this work addresses three deaf students at UnB using seven questions asked personally and via whatsApp. The results of the interviews point out the multiple deaf identities, and that for this reason the schooling of the deaf should be thought based on them. The results of this research show that the deaf is a subject who has the capacity and right to be who he is, with his experiences, with his culture and identity constituting him in society, and that this must be identified not only by him, but also by his relatives, teachers, schools and society in general, in order for him to be respected linguistically and culturally.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.