Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GuilhermeFelixDeAndrade_tcc.pdf25,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Frontend RF do receptor de um terminal móvel de comunicação via satélite em banda Ku
Autor(es): Andrade, Guilherme Felix de
Orientador(es): Rondineau, Sébastien Roland Marie Joseph
Assunto: Satélites artificiais
Radiofrequência
Sistemas de comunicação por satélites
Ruído - comunicação
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: ANDRADE, Guilherme Felix de. Frontend RF do receptor de um terminal móvel de comunicação via satélite em banda Ku. 2018. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Em sistemas de comunicações de satélites é necessário recuperar o sinal transmitido, processando-o de forma adequada e acrescentando o mínimo de ruído possível ao sistema, já que o sinal sofre grande atenuações por espaço livre e chuva. Este trabalho apresenta o embasamento teórico, projeto e simulações sistêmicas do receptor heteródino de radio frequência para comunicação via satélite do Star One C1. Utilizando a banda Ku é possível transmitir e receber uma maior taxa de dados usando uma antena de tamanho menor que as utilizadas em bandas de frequências mais baixas. Além disso, é apresentado o projeto e procedimentos de design de filtros passivos com o software Advanced Design System. O projeto é parte de um conjunto de outros sistemas que compõem o transceptor, realizados em trabalhos anteriores apresentados na Universidade de Brasília.
Abstract: On satellite communication systems its necessary to recover the transmitted signal , processing in a suitable way and adding the minimum noise as possible, because this signal suffers a great attenuation from free space and rain. This work presents theoretical background, project and systemic simulations of the heterodyne radiofrequency receiver for satellite communication of the Star One C1. Using Ku band its possible transmit and receive a higher database using a smaller antenna than those used in lower frequency bands. In addition, its presented the project and procedures design of passives filters with Advanced Design System software. The project is part of a set of other systems that make up the transceiver, realized in works previous presented in the University of Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.