Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaBatalhaMendonca_tcc.pdf942,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do estresse entre alunos ingressantes no curso de enfermagem
Autor(es): Mendonça, Letícia Batalha
Orientador(es): Borges, Moema da Silva
Coorientador(es): Albuquerque, Roberto Nascimento
Assunto: Enfermagem - formação
Stress (Psicologia)
Estudantes universitários
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: MENDONÇA, Letícia Batalha. Avaliação do estresse entre alunos ingressantes no curso de enfermagem. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: o estresse no âmbito acadêmico tem crescido, em especial, entre os estudantes de enfermagem. Objetivo: objetivou-se identificar o nível de estresse dos estudantes ingressantes no curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do Distrito Federal. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo e quantitativo realizado entre os meses de setembro e outubro de 2017 com os alunos do primeiro semestre de enfermagem de uma instituição privada do Distrito Federal. Resultados: participaram da pesquisa 172 alunos com o perfil predominantemente feminino (85%) e de adultos jovens entre 18 e 25 anos (72%). O resultado da pesquisa demonstrou que, em geral, os estudantes apresentam um baixo nível de estresse no primeiro semestre. Conclusão: a pesquisa concluiu que há uma necessidade de estar atento as questões que manifestaram um maior coeficiente de estresse, como: o medo do futuro profissional, a sensação que adquiriu pouco conhecimento para as atividades teóricas e práticas, medo de cometer erros durante a assistência ao paciente, o uso do transporte público para chegar à faculdade e a falta de tempo para momentos de descanso, pois, se negligenciadas tornam-se causadoras de estresse ao longo da graduação.
Abstract: Introduction: stress is increasingly evident among nursing students. Objective: this study aimed at knowing stress’ situations lived by graduate students of nursing from a private university in Distrito Federal in the academic scope. Among all the graduate students of nursing, was selected the first semester’s students to evaluate their stress level. Methodology: this article reports an exploratory, a descriptive and a quantitative research made during September and October of 2017. The data collection was through two quizzes applied to 172 students, most female (85%) and young adults between 18 and 25 years old (72%).Results: the results shown, generally, that students have a low level of stress. Conclusion: although, it has been identified the necessity to pay attention to the questions with highest stress coefficient because those has been neglected and can became later stress caused situations during the graduation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.