Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Moema da Silva | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Letícia Batalha | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Letícia Batalha. Avaliação do estresse entre alunos ingressantes no curso de enfermagem. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: o estresse no âmbito acadêmico tem crescido, em especial, entre os estudantes de enfermagem. Objetivo: objetivou-se identificar o nível de estresse dos estudantes ingressantes no curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do Distrito Federal. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo e quantitativo realizado entre os meses de setembro e outubro de 2017 com os alunos do primeiro semestre de enfermagem de uma instituição privada do Distrito Federal. Resultados: participaram da pesquisa 172 alunos com o perfil predominantemente feminino (85%) e de adultos jovens entre 18 e 25 anos (72%). O resultado da pesquisa demonstrou que, em geral, os estudantes apresentam um baixo nível de estresse no primeiro semestre. Conclusão: a pesquisa concluiu que há uma necessidade de estar atento as questões que manifestaram um maior coeficiente de estresse, como: o medo do futuro profissional, a sensação que adquiriu pouco conhecimento para as atividades teóricas e práticas, medo de cometer erros durante a assistência ao paciente, o uso do transporte público para chegar à faculdade e a falta de tempo para momentos de descanso, pois, se negligenciadas tornam-se causadoras de estresse ao longo da graduação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stress (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Avaliação do estresse entre alunos ingressantes no curso de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T14:36:53Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T14:36:53Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24371 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Albuquerque, Roberto Nascimento | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: stress is increasingly evident among nursing students. Objective: this study aimed at knowing stress’ situations lived by graduate students of nursing from a private university in Distrito Federal in the academic scope. Among all the graduate students of nursing, was selected the first semester’s students to evaluate their stress level. Methodology: this article reports an exploratory, a descriptive and a quantitative research made during September and October of 2017. The data collection was through two quizzes applied to 172 students, most female (85%) and young adults between 18 and 25 years old (72%).Results: the results shown, generally, that students have a low level of stress. Conclusion: although, it has been identified the necessity to pay attention to the questions with highest stress coefficient because those has been neglected and can became later stress caused situations during the graduation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|