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Título: Garrafada : o saber popular e a abordagem CTS
Autor(es): Souza Filho, Roberto Yoshio de
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Santos, Maria Lucilia dos
Assunto: Química - estudo e ensino
Cultura popular
Plantas medicinais
Remédios naturais
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: SOUZA FILHO, Roberto Yoshio de. Garrafada: o saber popular e a abordagem CTS. 2011. 46 f. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A contextualização no processo de ensino-aprendizagem é fator contribuinte para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelo professor tanto em sala de aula como fora dela. Dessa forma, o saber popular pode ser utilizado como ferramenta motivadora e objeto contextualizador no ensino de Química. O foco deste trabalho não é sistematizar, classificar e ou enquadrar a metodologia e o conhecimento empregados na produção da garrafada conferindo-lhe status “legítimo e cientifico”. Mas sim evidenciar o caráter histórico, experimental, técnico, social e cultural envolvido em sua produção, ressaltando, dessa forma, a importância da preservação e da manutenção deste tipo de manifestação social do conhecimento que forma a base científica da ciência moderna. Partindo do levantamento dos fatores históricos e socioculturais envolvidos no objeto de estudo, a garrafada, é necessária a realização de uma entrevista semi estruturada que possa desenvolver a riqueza e o potencial das informações adquiridas pelo fabricante.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2437
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