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Título: A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
Autor(es): Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida
Orientador(es): D’Angelo, Biagio
Assunto: Arte
Classicismo
Arte contemporânea
Arte brasileira
Artistas brasileiros
Data de apresentação: 31-Jul-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: RIBEIRO, Roberto Eduardo de Almeida. A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica. 2019. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Em um primeiro olhar a “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, é uma proposta distinta no mundo da arte, uma vez que retoma questões clássicas em meio a arte contemporânea, por quê? Para a pesquisa de arte, desta forma, a “Cariátide Ruiva” é um objeto indispensável para a formulação de perguntas e a obtenção de respostas preciosas para a compreensão dos rumos da arte brasileira. Sua aparência, em um primeiro momento, destoa da grande parte do que está sendo realizado em criação e pesquisa em arte contemporânea. Por outro lado, a obra pouco aparenta uma semelhança como uma cariátide clássica. A investigação tanto dessa falta de semelhança com o modelo clássico quanto esse posicionamento deste lugar ‘clássico’ é o ponto medular para entender este objeto sui generis na arte brasileira. A obra de arte que rompe com a própria noção de arte de seu tempo, está, ao seu modo, estabelecendo um outro espaço para si própria. E a distinção, refere-se a aquilo “que é desenvolvido a partir de uma diferença; particularidade ou qualidade”. Distinguir-se, neste caso, não será negar a arte do passado – compreendida como a arte contemporânea – e apresentar um novo modelo para a arte brasileira?
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
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Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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