Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | D’Angelo, Biagio | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Roberto Eduardo de Almeida. A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica. 2019. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um primeiro olhar a “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, é uma proposta distinta no mundo da arte, uma vez que retoma questões clássicas em meio a arte contemporânea, por quê? Para a pesquisa de arte, desta forma, a “Cariátide Ruiva” é um objeto indispensável para a formulação de perguntas e a obtenção de respostas preciosas para a compreensão dos rumos da arte brasileira. Sua aparência, em um primeiro momento, destoa da grande parte do que está sendo realizado em criação e pesquisa em arte contemporânea. Por outro lado, a obra pouco aparenta uma semelhança como uma cariátide clássica. A investigação tanto dessa falta de semelhança com o modelo clássico quanto esse posicionamento deste lugar ‘clássico’ é o ponto medular para entender este objeto sui generis na arte brasileira. A obra de arte que rompe com a própria noção de arte de seu tempo, está, ao seu modo, estabelecendo um outro espaço para si própria. E a distinção, refere-se a aquilo “que é desenvolvido a partir de uma diferença; particularidade ou qualidade”. Distinguir-se, neste caso, não será negar a arte do passado – compreendida como a arte contemporânea – e apresentar um novo modelo para a arte brasileira? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classicismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artistas brasileiros | pt_BR |
dc.title | A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T14:32:18Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T14:32:18Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24369 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|