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Título: A política nacional de educação para jovens e adultos : uma análise da modalidade a distância
Autor(es): Pereira, Luigy de Oliveira
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Políticas públicas educacionais
Ensino à distância
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: PEREIRA, Luigy de Oliveira. A política nacional de educação para jovens e adultos: uma análise da modalidade a distância. 2019. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente relatório é resultado de uma pesquisa de caráter misto. Trata-se de uma análise da política de Educação de Jovens e Adultos na modalidade à distância. Seu objetivo foi compreender como uma instituição de ensino privada vem se estruturando para ofertar duas modalidades de educação distintas simultaneamente seguindo as normas, leis e resoluções estabelecidas pelo governo. Para tanto, foi realizado uma imersão na Escola CETEB de Jovens e Adultos. Nessa imersão utilizou-se da observação participante e de entrevistas semiestruturadas com funcionários da escola e de questionários aplicados aos estudantes, bem como de pesquisa documental. Desta análise constatou-se como o poder público uniformiza a educação básica EaD para que a política seja igualitária e de qualidade. Através de um levantamento bottom up foi possível identificar a percepção dos estudantes tanto em relação a EJA EaD como em relação a forma como a política vem sendo aplicada. Os resultados apontam que a instituição segue todos os parâmetros exigidos pelo poder público e que a forma como a Escola CETEB emprega a política pública está sendo bem aceito pelos estudantes. Concluiu-se que, com a popularização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o governo público deve dar mais ênfase a esse novo modelo de ensino adicionando-o na agenda pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.24358
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