Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VitorTeofiloRosemberg_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)672,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre a incidência de acidentes fatais no trânsito do Distrito Federal
Autor(es): Rosemberg, Vítor Teófilo
Orientador(es): Correia, Leandro Tavares
Assunto: Acidentes de trânsito
Trânsito urbano
Regressão logística (Estatística)
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: ROSEMBERG, Vítor Teófilo. Estudo sobre a incidência de acidentes fatais no trânsito do Distrito Federal. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Uma das maiores preocupações do Detran-DF é a morte no trânsito. Apesar do investimento na área de educação no trânsito, onde até o dia 31/08 deste ano foram investidos em torno de R$ 3,2 milhões, o número de mortes no trânsito continua elevado. Em uma estimativa conservadora, os acidentes de trânsito em rodovias custam à sociedade brasileira aproximadamente R$ 40 bilhões por ano. O principal objetivo deste estudo é mapear os acidentes de trânsito com morte no Distrito Federal e ver onde os mesmos estão mais propensos a ocorrer. Uma alternativa para atingir este objetivo é por meio da regressão logística, que é utilizada com o intuito de relacionar a variável resposta com as variáveis explicativas, sendo a variável resposta uma variável binária. Neste caso, a variável resposta seria dicotômica, sendo a ocorrência de fatalidade um "evento", por isso, a regressão logística seria uma boa opção para fazer este estudo. Para a situação proposta, talvez a regressão logística usual não seria suficiente para modelar os dados de maneira eficiente e muito menos para uma previsão correta.Existem alguns estudos que apontam que o modelo de regressão logística usual não funciona bem em situações que as caudas da distribuição das probabilidades estimadas são mais pesadas, como constatado por Stukel (1988) e também que o modelo logito usual subestima a probabilidade do evento de interesse quando o mesmo é construído utilizando bases com dados extremamente desbalanceados, apresentado por King e Zeng (2001).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.