Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Correia, Leandro Tavares | - |
dc.contributor.author | Rosemberg, Vítor Teófilo | - |
dc.identifier.citation | ROSEMBERG, Vítor Teófilo. Estudo sobre a incidência de acidentes fatais no trânsito do Distrito Federal. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma das maiores preocupações do Detran-DF é a morte no trânsito. Apesar do
investimento na área de educação no trânsito, onde até o dia 31/08 deste ano foram
investidos em torno de R$ 3,2 milhões, o número de mortes no trânsito continua
elevado. Em uma estimativa conservadora, os acidentes de trânsito em rodovias
custam à sociedade brasileira aproximadamente R$ 40 bilhões por ano. O principal
objetivo deste estudo é mapear os acidentes de trânsito com morte no Distrito
Federal e ver onde os mesmos estão mais propensos a ocorrer. Uma alternativa
para atingir este objetivo é por meio da regressão logística, que é utilizada com
o intuito de relacionar a variável resposta com as variáveis explicativas, sendo a
variável resposta uma variável binária. Neste caso, a variável resposta seria dicotômica,
sendo a ocorrência de fatalidade um "evento", por isso, a regressão logística seria
uma boa opção para fazer este estudo. Para a situação proposta, talvez a regressão
logística usual não seria suficiente para modelar os dados de maneira eficiente e
muito menos para uma previsão correta.Existem alguns estudos que apontam que o
modelo de regressão logística usual não funciona bem em situações que as caudas
da distribuição das probabilidades estimadas são mais pesadas, como constatado
por Stukel (1988) e também que o modelo logito usual subestima a probabilidade
do evento de interesse quando o mesmo é construído utilizando bases com dados
extremamente desbalanceados, apresentado por King e Zeng (2001). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trânsito urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regressão logística (Estatística) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a incidência de acidentes fatais no trânsito do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T13:56:44Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T13:56:44Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24356 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Estatística
|