Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Carmo Couto da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Ana Caroline da Silva | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Ana Caroline da Silva. Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito maior desta monografia é abordar o tema da arte afro-brasileira para recriação das diferentes raízes da cultura brasileira - Africanidades, como uma área de investigação e conhecimento de trabalhos e criatividade, visando denunciar as práticas de extermínio que atingem a o povo negro-africano. Redefinindo a natureza das manifestações artísticas por meio da participação ativa da comunidade artística negra no processo de afirmação das linguagens estéticas que confrontam os diversos desafios do mundo contemporâneo. Para se estabelecer um fio condutor e buscar uma compreensão contextualizada da Arte afro-brasileira, é preciso ter em conta a enorme importância dos escritos do educador brasileiro, Clarival do Prado Valladares (1918-1983) que foi a seu tempo, médico, crítico, iconógrafo, iconólogo, fotógrafo, historiador da arte, poeta e escritor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Africanidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manifestação artística | pt_BR |
dc.title | Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T13:15:40Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T13:15:40Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24349 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this monograph is to approach the theme of Afro-Brazilian art to recreate the different roots of Brazilian culture - Africanities, as an area of investigation and knowledge of works and creativity, aiming to denounce the extermination practices that affect the black African People. Redefining the nature of artistic manifestations through the active participation of the black artistic community in the process of affirming aesthetic languages that confronts the various challenges of the contemporary world. To establish a common thread and seek a contextualized understanding of Afro-Brazilian art, one must take into account the enormous importance of the writings of the Brazilian educator, Clarival do Prado Valladares (1918-1983), who was in his time a physician, critic, iconographer, iconologist, photographer, art historian, poet and writer. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
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