Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24333
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoProencaMagnoLot_tcc.pdf482,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acordo de paz colombiano : cooperação internacional para a criação da paz
Autor(es): Lot, Bruno Proença Magno
Orientador(es): Bécard, Danielly Silva Ramos
Assunto: Colômbia
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
Guerrilha
Tráfico de drogas
Narcotraficantes
Acordo de paz
Cooperação internacional
Organizações internacionais
Data de apresentação: 2-Abr-2018
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: LOT, Bruno Proença Magno. Acordo de paz colombiano: cooperação internacional para a criação da paz. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Em 2016, o governo colombiano assinou um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em busca de acabar com o conflito que já dura décadas e ingressar os antigos combatentes na sociedade civil. Esse artigo tem como objetivo mostrar os impactos causados pelo histórico de violência generalizada e governos autoritários na história do conflito, fazendo uma análise de como um cenário liberal pode ajudar na execução da implementação do acordo de paz. O mesmo também explora temas como: cooperação internacional e narcotráfico fazendo um breve estudo sobre a participação de atores internacionais na resolução do conflito, com destaque para a (baixa) participação do Brasil.
Abstract: In 2016, the Colombian government signed a peace agreement with the Revolutionary Armed Forces of Colombia in an effort to end the decades-long conflict and to bring former combatants into civil society. This article aims to show the impact of the history of generalized violence and authoritarian governments in the history of the conflict by analyzing how a liberal scenario can help in the implementation of the peace agreement. It also explores issues such as: international cooperation and drug trafficking, making a brief study about the participation by international actors in the resolution of the conflict, with emphasis on the (low) participation of Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.