Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaRibeiroFilgueiraDosSantos_tcc.pdf5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise computacional do viaduto sobre a Galeria dos Estados : estudo de caso
Autor(es): Santos, Jéssica Ribeiro Filgueira dos
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Estruturas (Engenharia)
Método dos elementos finitos
Pontes
Viadutos
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: SANTOS, Jéssica Ribeiro Filgueira dos. Análise computacional do viaduto sobre a Galeria dos Estados: estudo de caso. 2018. x, 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As pontes e viadutos são essenciais no desenvolvimento econômico e social das cidades, tendo assim, grande valor para as mesmas. Nesse sentido, a segurança e durabilidade dessas obras merecem atenção especial por parte dos gestores públicos. Porém muitas vezes a manutenção dessas obras não é feita, podendo levar ao colapso total ou parcial das estruturas, como foi o caso do viaduto do Eixão Sul sobre a Galeria dos Estados na cidade de Brasília-DF, que teve a queda de um dos tabuleiros pela perda da capacidade resistente das armaduras de protensão devido à corrosão das armaduras. O uso de ferramentas computacionais para análise das estruturas permite um melhor entendimento dos mecanismos que levam às mesmas à ruptura. Assim, devido à importância da segurança estrutural de pontes e viadutos o presente trabalho tem como motivação principal o estudo mais aprimorado do recente acidente ocorrido em Brasília-DF, através de uma análise computacional. Nesta análise um dos objetivos foi a aplicação de um modelo não-linear para o material concreto, para isso utilizou-se o Concrete Damaged Plasticity Model, modelo implementado no software Abaqus, que foi o programa utilizado neste estudo. Com esta pesquisa pode-se ter um resultado satisfatório para a aplicação do modelo, que pode ser utilizado para diversas outras análises em estruturas de concreto armado e protendido. Porém, houve várias limitações que não permitiu uma análise acurada da ruptura do viaduto, como os carregamentos aplicados, a não consideração de perdas de protensão ao longo do tempo e devido à corrosão das armaduras, dentre outros aspectos relevantes. Porém, vale destacar que este estudo pode ser o ponto de partida para análises que considerem os fatores citados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.