Título: | Cartografia geotécnica para análise de suscetibilidade e risco a movimentos de massa e erosão entorno de rodovias |
Autor(es): | Mesquita, Pedro Baena de |
Orientador(es): | Souza, Newton Moreira de |
Assunto: | Cartografia Rodovias - infraestrutura Erosão |
Data de apresentação: | 12-Jul-2019 |
Data de publicação: | 29-Jun-2020 |
Referência: | MESQUITA, Pedro Baena de. Cartografia geotécnica para análise de suscetibilidade e risco a movimentos de massa e erosão entorno de rodovias. 2019. xiii, 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | As rodovias são obras de engenharia de grande extensão e importância para a sociedade, que atravessam ambientes com diferentes condições geológicas, geomorfológicas, topográficas, entre outras. Em alguns casos, elas impactam negativamente esses ambientes e provocam ou se tornam sujeitas a deslizamentos e a processos erosivos. Para compreender esses fenômenos, foram elaboradas as cartas geotécnicas de suscetibilidade e de risco para estudo e análise de um trecho da BR 251 no Distrito Federal. Com os dados sobre as diferentes características do meio físico, coletados em bases governamentais e em pesquisas anteriores, foram utilizados modelos para a elaboração das cartas de suscetibilidade ao deslizamento e à erosão. Os modelos adotados foram um método racional baseada nos critérios de MohrCoulomb e a Equação Universal de Perda de Solos. A carta de risco de deslizamento foi realizada com base na comparação entre as consequências dos possíveis deslizamentos com a suscetibilidade. A carta de risco de erosão foi gerada com a tolerância dos tipos de solos obtidas de pesquisas anteriores. A partir das cartas geradas, foram identificadas as vertentes com maiores declividades mais próximas dos rios como os locais mais suscetíveis aos deslizamentos e aos processos erosivos. A erosão foi também vinculada ao uso do solo. Nesse contexto, foram identificadas modalidades de ocupação humana e uso do solo associadas com maiores riscos de deslizamento e erosão. Com os resultados obtidos, foi recomendado a restringir a ocupação dessas áreas, evitar a remoção da vegetação nativa e a realização de novas pesquisas para melhorar os resultados. |
Abstract: | Highways are engineering works of great dimensions and importance for society, which cross environments with different geological, geomorphological and topographic conditions. In some cases, they impact negatively those environments and may cause or be affected by landslides and erosion processes. To understand these phenomena, susceptibility and risk maps were drawn in order to analyse a strech of the BR 251 highway in Distrito Federal, Brazil. Based on information colected from governmental databases and previous research, models were used to elaborate the susceptibility maps for landslides and erosion. The models adopted were a rational method based on Mohr-Coulomb criteria and the Universal Soil Loss Equation. The landslide risk map was drawn on the basis of a comparison between the consequences of the possible landslides with landslide susceptibility. The risk of erosion map was based on the tolerances obtained from previous research for each soil type. The maps identified the slopes with highest declivity and closest to river streams as the places most susceptible to landslides and erosion events. Erosion was also linked to soil use. In this context, different patterns of human settlement and soil use asssociated with increased risk of landslides and erosion were also identified. Based on the results obtained, it was recomended to restrict the occupation of those areas, avoid the removal of the native vegetation and to conduct further research on soil properties to get better results. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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