Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarianaDeAlvarengaSilva_tcc.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quantificação da incerteza do potencial de fraturamento no tempo de barragens de concreto a gravidade
Autor(es): Silva, Mariana de Alvarenga
Orientador(es): Evangelista Júnior, Francisco
Assunto: Barragens
Concreto - controle de qualidade
Resistência de materiais
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: SILVA, Mariana de Alvarenga. Quantificação da incerteza do potencial de fraturamento no tempo de barragens de concreto a gravidade. 2019. xiv, 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As incertezas estão sempre presentes nos projetos de engenharia, sejam incertezas referentes aos materiais, aos modelos ou às imprecisões construtivas. Essas incertezas são consideradas nos projetos através de coeficientes de segurança, mas podem não ser suficientes para considerar toda a variabilidade do sistema. Além disso, quando se consideram fenômenos de ordem temporal, como a fluência, as variabilidades podem ser aumentadas pela inserção de outros parâmetros influentes no comportamento estrutural. Assim, este trabalho teve como objetivo quantificar as incertezas da função fluência regredida com base em dados experimentais considerando a correlação e não correlação entre as variáveis aleatórias consideradas. Bem como comparar Monte Carlo com aproximação de Série de Taylor para validar a utilização dessa simplificação para representar a média e o desvio da função. Apresentar, também, uma metodologia de análise de um estudo de caso de mecânica da fratura em barragem de concreto a gravidade considerando a elasticidade e viscoelasticidade dos materiais, sendo esse último para investigar o comportamento das variáveis ao longo do tempo. Para isso foram implementadas equações baseadas na LEFM existentes na literatura que caracterizam a zona da interface da barragem de concreto com a rocha de fundação e por meio do Método de Monte Carlo foram feitas as devidas simulações para predizer o comportamento da trinca. Os resultados para quantificação de incerteza mostraram maiores desvios para as variáveis na consideração da não correlação entre elas. Enquanto, os resultados para a barragem mostraram o crescimento da taxa de liberação de energia com o aumento do comprimento da trinca, bem como o crescimento no tempo. Além disso, foi verificado que a consideração de subpressão constante atuante na trinca e a existência de overtopping resulta em falha da estrutura para qualquer comprimento de trinca analisado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.