Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24305
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LorenaNunesDeMacena_tcc.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Considerações sobre avaliação subjetiva e objetiva para a implantação de um sistema de gerência de pavimentos urbanos
Autor(es): Macena, Lorena Nunes de
Orientador(es): Zanchetta, Fábio
Assunto: Asfalto
Pavimentos - manutenção e reparos
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: MACENA, Lorena Nunes de. Considerações sobre avaliação subjetiva e objetiva para a implantação de um sistema de gerência de pavimentos urbanos. 2019. ix, 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os pavimentos como qualquer outro tipo de estrutura apresentam uma vida útil. Em virtude das ações climáticas e as solicitações devido ao tráfego estes sofrem deterioração fazendo-se necessárias ações de Manutenção e Reabilitação. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, a prática de ações paliativas é extremamente comum; todavia estas intervenções são bastante onerosas aos cofres públicos e na maioria das ocasiões não são eficazes. Nesse contexto, o Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos (SGPU) surge como uma ferramenta de apoio aos gestores públicos, visto que permite ponderar entres as alternativas de intervenção a que se mostra mais adequada em relação à condição de deterioração apresentada pelo pavimento. É importante salientar que para que o SGPU seja utilizado de forma eficaz é necessário que os avaliadores estejam familiarizados com o método de avaliação utilizado. O método do PCI para classificar a condição do pavimento é o mais difundido na comunidade acadêmica e é frequente a determinação do Índice de Condição do Pavimento (ICP) de forma objetiva e subjetiva. Todavia, o ICP obtido na avaliação objetiva e ICP verificado na avaliação subjetiva realizadas em um mesmo segmento de via, em geral, não apresentam os mesmos valores. O objetivo dessa Monografia é avaliar a diferenças verificadas entre os valores de ICP Subjetivo e Objetivo. Para isto será utilizado estatística descritiva e inferência sobre duas amostras emparelhadas utilizando a Distribuição t- Student. Foi possível constatar a variabilidade entres os valores obtidos para o ICP Objetivo e Subjetivo por meio de avaliação funcional de um mesmo segmento de pista tornando evidente a necessidade de que as avaliações subjetivas e objetivas adotem critérios adicionais para que seus resultados possam convergir.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.