Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasSoaresRebelo_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre a necessidade de implantação do sistema de equalização na Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul
Autor(es): Rebelo, Lucas Soares
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Esgoto - tratamento
Águas residuais
Escoamento urbano
Data de apresentação: 7-Mai-2019
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: REBELO, Lucas Soares. Estudo sobre a necessidade de implantação do sistema de equalização na Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul. 2019. xii, 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O sistema de equalização de fluxos se apresenta como uma ferramenta cada vez mais utilizada em estações de tratamento de esgoto ao redor do mundo para reduzir os impactos negativos provocados pela flutuação de carga afluente às estações. A otimização que a implantação desse sistema proporciona é amplamente documentada na bibliografia mais recente sobre saneamento, porém algumas desvantagens inerentes ao sistema também são reconhecidas. Dessa forma, é necessário avaliar diversos fatores envolvidos em cada estação de esgoto para avaliar se a implantação do sistema de equalização se justifica com base em dados. O presente estudo focou no caso da Estação de Esgotos Brasília Sul (ETEB Sul) que ainda não apresenta um sistema de equalização implantado. O estudo buscou primeiramente confirmar hipóteses de estudos anteriores que demonstram a capacidade de antigas estruturas da ETEB Sul de atuarem como reservatórios para a equalização. Após a confirmação da hipótese, foi realizada uma análise sobre fatores escolhidos com base na bibliografia analisada para o diagnóstico da situação atual da ETEB Sul e prognóstico de possíveis benefícios que a equalização pode trazer, como forma de avaliar a real necessidade de implantação desse sistema na ETEB Sul. Os fatores analisados foram: qualidade do efluente final, utilização da manobra de by-pass na ETEB Sul, análise de possíveis sobrecargas operacionais nas unidades da estação e consumo de produtos químicos. Os resultados obtidos demonstram que dois dos fatores analisados (utilização do by-pass e sobrecarga operacional) não apresentam necessidade da equalização como solução, enquanto os outros dois fatores (qualidade do efluente final e consumo de produtos químicos) podem ser beneficiados diretamente pela implantação do sistema. O estudo recomendou algumas soluções para mitigar problemas advindos da implantação do sistema de equalização de vazão, além de sugerir uma ampliação do estudo com novos fatores e a aplicação de métodos estatísticos que ajudem a tomar uma decisão definitiva sobre a implantação ou não da equalização na ETEB Sul.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.