Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeonardoRochaMatos_tcc.pdf3,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de sistema de posicionamento automático para painel solar
Autor(es): Matos, Leonardo Rocha
Orientador(es): Siqueira, Mario Benjamim Baptista de
Assunto: Automação
Energia solar
Painel solar fotovoltaico
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jun-2020
Referência: MATOS, Leonardo Rocha. Projeto de sistema de posicionamento automático para painel solar. 2019. viii, 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho realizou-se o projeto de um sistema de controle de malha híbrida para posicionamento biaxial de um painel solar utilizando-se conceitos de automação a partir de atuadores lineares, microcontroladores do tipo Arduino Uno, transistores L298N e um encoder como sensor de ajuste do posicionamento angular do dispositivo. O sistema de controle foi composto também por entradas recebidas a partir algoritmos de cálculo dos ângulos de azimute e altitude como forma de posicionamento desenvolvidos em linguagem em linguagem Python. O projeto contou também o projeto de uma nova estrutura para o corpo do painel solar já existente como uma forma de garantir a utilização do sistema embarcado.
Abstract: This project aimed to design a motor control scheme considering a hybrid approach for a dualaxis solar tracker mechanism using linear electric actuators, an Arduino Uno microcontroller, a L298N transistor and a rotary encoder as a sensor for angular position adjustment. Along with electronical components, the system received information from algorithms developed in Python that calculate the solar position from azimuth and altitude angles. Besides that, the whole project aimed to adapt a solar panel mechanism and propose a new structure to embed the control system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.