Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pimenta, Bráulio Gutierrez | - |
dc.contributor.author | Torres, Gabriel de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Gabriel de Oliveira. Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas. 2019. xv, 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde sua criação, houve inúmeros estudos sobre motocicletas. Atualmente, um desses estudos é em relação ao uso de apêndices aerodinâmicos em corridas de motovelocidade. Este trabalho visa analisar a influência gerada por um par de asas acoplado na carenagem frontal da motocicleta sobre ela própria e em sua esteira. Equações médias de Reynolds (RANS) e o modelo de turbulência Spalart-Allmaras foram empregados para os cálculos numéricos utilizando o software SU2. Um conjunto de casos foi simulado envolvendo diferentes pontos de aplicação do momento a um número de Reynolds de aproximadamente 9.9 milhões. Os coeficientes aerodinâmicos foram mensurados para os casos da motocicleta individual sem asa, para a motocicleta com asa em diferentes ângulos de ataque e para duas motocicletas em linha. O acoplamento do par de asas indicou uma melhora no downforce e no momento de rotação da motocicleta individual. Entretanto, para as motocicletas em linha percebeu-se um aumento do momento na motocicleta que se encontra na esteira. Verificou-se que o arrasto é ligeiramente afetado e que no casos das motocicletas em linha, a motocicleta na esteira influencia o comportamento aerodinâmico da motocicleta da frente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - equipamentos e acessórios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motocicletas | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-23T23:34:54Z | - |
dc.date.available | 2020-06-23T23:34:54Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24289 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since its invention, there have been numerous studies involving motorcycles. Currently, one of these studies concerns the use of aerodynamic appendages in motor-speed races. This work aims to analyze the influence generated by a pair of wings coupled in the frontal fairing of the motorcycle on itself and in its wake. Reynolds-Average Navier-Stokes (RANS) and the Spalart-Allmaras turbulence model were employed for numerical calculations using SU2 open source software. A set of cases was simulated involving different points of moment’s application at a Reynolds number of approximately 9.9 million. The aerodynamic coefficients were measured for the cases of the individual motorcycle without wing, for the motorcycle with wing at different angles of attack and for two motorcycles in line. The pair of wings indicated an improvement in downforce and in rotation moment of the individual motorcycle. However, for motorcycles in line it was noticed an increase of moment in the motorcycle placed in the wake. It has been found that the drag is slightly affected and in the case of motorcycles in line, the motorcycle from behind influences the aerodynamic frontal motorcycle behavior. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|