Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_YuriZenitiSinzato_tcc.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escoamento de fluidos magnéticos em tubo capilar : teoria e experimento
Autor(es): Sinzato, Yuri Zeniti
Orientador(es): Cunha, Francisco Ricardo da
Assunto: Ferrofluidos
Reologia
Fluidos magnéticos
Viscosidade
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 23-Jun-2020
Referência: SINZATO, Yuri Zeniti. Escoamento de fluidos magnéticos em tubo capilar: teoria e experimento. 2018. xv, 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente projeto visa investigar o escoamento de fluidos magnéticos em geometria axissimétrica tanto do ponto de vista teórico como experimental. Os experimentos serão realizados por meio do escoamento em tubo capilar, em regimes de baixo números de Reynolds, instalado numa bancada do tipo bomba de seringa. Os modelos teóricos propostos são resolvidos com um método de solução baseado em expansões assintóticas regulares bem como por integração numérica com discretização do domínio. As equações governantes são adimensionalizadas de forma apropriada para a identificação dos parâmetros físicos adimensionais do problema como o número de Péclet, a fração volumétrica de partícula e o parâmetro adimensional de campo efetivo aplicado. Os resultados teóricos de perfis de velocidade, perfis de magnetização e quantidades mais globais do escoamento como a viscosidade relativa e a viscosidade aparente na parede serão comparados com as medidas experimentais da bancada bomba de seringa. Observou-se uma boa concordância da solução numérica com os resultados experimentais mediante uma calibração dos parâmetros. Uma comparação com medidas experimentais em um rêometro de disco rotativo indicou concordância no regime de campos fracos. Para campos moderados, verificou-se um menor efeito magnetoviscoso no tubo capilar, indicando a presença de efeitos decorrentes do gradiente de taxa de cisalhamento.
Abstract: The present work aims to investigate the flow of a magnetic fluid in axial symmetry through both theoretical and experimental approaches. The experiments are performed by means of a capillary tube flow, installed in a syringe pump experimental setup at low Reynolds number. The proposed theoretical models are investigated with a perturbation method based on a regular asymptotic solution, as well as numerical integration. The equations are made dimensionless in order to identify the physical dimensionless numbers such as the Péclet number, the particle volume fraction and the dimensionless parameter of effective applied magnetic field. The theoretical and experimental results are compared by means of the velocity and magnetization profiles, as well as more global quantities such as the wall viscosity and the relative viscosity. The numerical solution recovered well the experimental results at low Péclet number. A comparison between experimental results in capillary flow and rotating disk rheometer indicated a good agreement for weak magnetic fields. For moderate fields, the capillary tube measured a lower magnetoviscous effect, indicating the influence of the gradient of shear rate.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.