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Título: Desenvolvimento de simulador de tempo de volta para carros de corrida
Autor(es): Santos, Pedro Henrique Brasil
Orientador(es): Diniz, Alberto Carlos Guimarães Castro
Assunto: Veículos
Fórmula SAE
Simulação (Computadores)
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 23-Jun-2020
Referência: SANTOS, Pedro Henrique Brasil. Desenvolvimento de simulador de tempo de volta para carros de corrida. 2018. xx, 215 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste Projeto de Graduação foi desenvolvido um simulador de tempo de volta para carros de corrida, usando um modelo de estado quasi-estático do tipo Massa Pontual. Seu algoritmo se baseia na geração e interpolação de diagramas de aceleração para determinação dos estados dinâmicos do veículo ao longo de uma trajetória pré-determinada. Os parâmetros do veículo e da trajetória são determinados em programas auxiliares, bem como a modelagem dos pneus. O programa de modelagem de pneus se baseia na regressão dos coeficientes da Pacejka’s Magic Formula 5.2 (MF 5.2) sobre os dados do FSAE TTC (Tire Test Consortium). Dada a complexidade do modelo, a regressão é feita em etapas, enquanto o programa gera gráficos para conferência da qualidade da modelagem pelo usuário. Com relação à modelagem da trajetória, foram criados dois programas. O primeiro e principal, consiste no desenho de uma trajetória baseada em spline cúbica através da entrada pelo usuário dos pontos de interpolação desta. O usuário tem como referência contornos criados com base na distância mínima entre o centro de massa do veículo e as bordas da pista. Já o segundo, utilizado apenas para a validação devido à limitação do software de referência, consiste na geração de trajetórias baseadas em segmentos de reta e arcos de raio constante. A validação tomou como referência os comportamentos dos resultados dos programas com relação a valores de referência, nos quesitos exatidão de valores e tendências de influência. Os valores de referência para validação do programa de modelagem de pneus são os próprios dados experimentais utilizados na determinação dos coeficientes da modelagem. Já os valores do programa de simulação de tempo de volta vieram de simulações feitas no software Optimum Lap, da empresa OptimumG.
Abstract: In this Graduation Project a lap time simulator for race cars was developed, which uses a Quasi-Steady State model of the Point-Mass type. Its algorithm is based on the interpolation of a GGV diagram for determination of the dynamic states of the vehicle as it runs through a given path. The vehicle and path parameters are determined in auxiliary programs, as is the tire modelling. The tire modelling program is based in the fitting of the Pacejka’s Magic Formula 5.2 (MF 5.2) coefficients over the FSAE TTC (Tire Test Consortium) data. Given the complexity of the model, the fitting is done in steps, while the program generates charts for quality check of the modelling by the user. As to the path modelling, two programs have been created. The first and main, consists on the drawing of a cubic spline based path by the input of its interpolation points. The user has contours created based on the minimum distance between the vehicle’s center of mass and the track contours. As to the second, used only for validation porpuses due to the limitations of the reference software, consists on the generation of paths based on straight segments and constant radius arc sections. The validation took as reference the programs results behaviours against reference values, in the categories accuracy of values and trends of influence. The reference values of the tire modelling program’s validation are the data for which the modelling coefficients fitting was done. As to the values of the lap tim simulation program, they came from simulations done with the software Optimum Lap, from the OptimumG company.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
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