Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasDosSantosSanches_tcc.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistemas tecnológicos Power-to-Gas : conversão de eletricidade em hidrogênio e metano
Autor(es): Sanches, Lucas dos Santos
Assunto: Energia - fontes alternativas
Metano
Hidrogênio
Fontes alternativas de energia
Data de apresentação: 25-Nov-2018
Data de publicação: 22-Jun-2020
Referência: SANCHES, Lucas dos Santos. Sistemas tecnológicos Power-to-Gas: conversão de eletricidade em hidrogênio e metano. 2018. v, 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Tendo em vista a necessidade do uso de fontes de energia alternativa, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática do conhecimento científico relacionado ao uso do hidrogênio e do metano como forma de armazenamento de energia, por meio da pesquisa de artigos em bancos de dados; uma revisão teórica das tecnologias envolvidas num sistema Power-to-Gas(passando pela eletrólise da água, armazenamento de hidrogênio, captura de CO2 e metanação), assim como de uma metodologia para cálculo de suas eficiências; e uma análise termodinâmica de um sistema Power-to-Gas, incluindo os diversos processos que o estruturam, e almejando uma possível inserção de tal no mercado. Os resultados obtidos incluem eficiências parciais e totais do sistema, uma discussão sobre os valores encontrados, assim como indicam aspectos passíveis de melhoria na instalação como um todo. A partir dos resultados, pode-se observar que uma possível solução para tornar as instalações P2G economicamente viáveis é o aproveitamento da energia térmica gerada pelos processos.
Abstract: Understanding the necessity of the use of alternative energy sources, the present project aims to produce a systematic review of the available scientific knowledge related to the use of hydrogen and methane as a way of energy storage, through research of articles in databases; a theoretical review of the technologies involved in a Power-to-Gas system(including water electrolysis, hydrogen storage, CO2 capture and methanation), as well as of a methodology for calculating its efficiency; and a thermodynamic analysis of a Power-to-Gas system, including all the diverse processes that structure it, and allowing a possible insertion in the market. The results obtained include partial and total efficiencies of the system, a discussion about the acquired values, as well as indicate aspects where improvements are possible in the plant as whole. From the results, a possible solution to make P2G plants economically attractive stands out: using the surplus thermic energy provided as a product of the system’s processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.