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Título: Uso de modelos multiaxiais para estimativa de caminho de trincas sob condições de fadiga por fretting na liga Al7050 T7451
Autor(es): Pessoa, Geovana Callasans Veras
Orientador(es): Araújo, José Alexander
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Materiais - fadiga
Mecânica da fratura
Data de apresentação: 22-Jun-2018
Data de publicação: 22-Jun-2020
Referência: PESSOA, Geovana Callasans Veras. Uso de modelos multiaxiais para estimativa de caminho de trincas sob condições de fadiga por fretting na liga Al7050 T7451. 2018. xii, 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar modelos para a previsão de direção de iniciação de trincas em condições de Fadiga por Fretting. Os modelos de fadiga multiaxial em questão são baseados em abordagens de Plano Crítico e associados a Teorias de Distância Crítica para incorporar o efeito de gradiente de tensão nestas estimativas de caminho de trinca. Mais especificamente, considerou-se na análise os modelos multiaxiais de Carpinteri e Spagnoli, Smith-Watson-Topper, Curvas Modificadas deWöhler e Fatemi-Socie. Propôsse também uma metodologia denominada Direção Crítica para definir o plano crítico ao longo de um comprimento e não apenas em um único ponto material mais solicitado. Para a validação destes modelos, são utilizados dados de ensaios realizados no Laboratório de Fadiga, Fratura e Materiais da Universidade de Brasília. O material analisado é o Al 7050 T7451 e a configuração geométrica de contato é do tipo cilindro-plano. Para os carregamentos adotados, as melhores estimativas de caminho inicial de trinca foram obtidas pelo modelo de Carpinteri-Spagnoli associado a metodologia da Direção Crítica.
Abstract: The aim of this work is to evaluate a variety of models to predict the initial crack direction under fretting fatigue conditions. The models here discussed are based on Critical Distance Theory and were applied in conjunction with the Critical Direction Method. In order to validate these models, routines were made in MatLab for numerical simulation and their results were compared with data from the literature and experiments done at the Fatige, Fracture and Materials Laboratory of the University of Brasília. The flat dog bone especimens and pad here analized are made of Al 7050 T7451 and the criticalplane multiaxial theories are Carpinteri and Spagnoli, Smith-Watson-Topper, Modified Curves of Wohler and Fatemi-Socie. For the adopted loads, the results that obtained the least error were those of Carpinteri-Spagnoli, applying the methodology of the Critical Direction.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
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