Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24220
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaMariaDeSousaCosta_tcc.pdf583,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Levantamento sobre a eficácia da terapia medicamentosa para o tratamento da anorexia nervosa
Autor(es): Costa, Amanda Maria de Sousa Lima e
Orientador(es): Barros, Marília
Assunto: Anorexia nervosa
Distúrbios alimentares
Antidepressivos
Antipsicóticos
Medicamentos
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 9-Jun-2020
Referência: COSTA, Amanda Maria de Sousa Lima e. Levantamento sobre a eficácia da terapia medicamentosa para o tratamento da anorexia nervosa. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A anorexia nervosa é um problema de saúde pública em vários países, incluindo o Brasil. Os números de casos de anorexia crescem a cada ano e essa enfermidade gera consequências orgânicas e emocionais graves, podendo ser irreversíveis e fatais. Apesar de possuir diversas formas de farmacoterapias, ainda não existe um protocolo farmacoterapêutico clínico seletivo e específico, como para outros transtornos psiquiátricos. Com isso, vários estudos vêm sendo realizados para avaliar quais medicamentos podem potencialmente melhorar o curso desse transtorno e até mesmo curá-lo. Assim, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico a cerca dos ensaios clínicos já publicados sobre o uso de antidepressivos e antipsicóticos no tratamento clínico da anorexia nervosa. Foram analisados 24 ensaios clínicos, realizados entre 1980 e 2018, os quais avaliaram seis medicamentos antidepressivos e cinco antipsicóticos distintos. A olanzapina foi o medicamento mais analisado e com maior eficácia clínica nos principais sintomas e sinais da anorexia nervosa, seguida da fluoxetina e do citalopram. Contudo, vale destacar que houve divergências entre os ensaios. Os pacientes incluídos nos estudos nem sempre apresentavam os mesmos sintomas e com a mesma intensidade, além de que muitos tinham receio de participar dos testes por conta dos efeitos adversos dos medicamentos, o que pode diminuir a adesão ao tratamento. Portanto, ainda é necessário realizar mais estudos, com metodologias e parâmetros padronizados, tamanho amostral maior e heterogêneo, para se verificar melhor a eficácia do uso de antidepressivos e antipsicóticos, principalmente a olanzapina, no tratamento da anorexia nervosa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.