Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VictorHugoSoutoBezerra_tcc.pdf800,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de proteases por fungos endofíticos isolados de plantas do cerrado
Autor(es): Bezerra, Victor Hugo Souto
Orientador(es): Souza, Paula Monteiro de
Coorientador(es): Batista, Pérola de Oliveira Magalhães Dias
Assunto: Fungos endofíticos
Proteases
Cerrado - plantas nativas
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 9-Jun-2020
Referência: BEZZERA, Victor Hugo Souto. Produção de proteases por fungos endofíticos isolados de plantas do cerrado. 2019. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As proteases são produzidas por quase todos os organismos vivos e são responsáveis por catalisar a hidrolise das ligações peptídicas de proteínas em aminoácidos e peptídeos. Nas indústrias, as proteases são utilizadas para a produção de alimentos, insumos farmacêuticos, detergentes, alimentos para animais, produtos químicos e fotografia. Estudos feitos em plantas medicinais de biomas tropicais indicam que fungos endofiticos que habitam os tecidos dessas plantas produzem uma grande variedade de produtos biologicamente ativos. Os fungos endofíticos são definidos então como microrganismos que habitam os tecidos internos das plantas de forma simbiótica, ou seja, sem causar nenhum mal aparente. Nos últimos anos, os fungos endofíticos revelaram-se como uma fonte de grande potencial para a produção de metabolitos secundários com promissoras aplicações na agricultura, no ambiente, na indústria farmacêutica e na indústria de alimentos. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial biotecnológico de fungos endofíticos isolados de plantas nativas do Cerrado, frente à produção de proteases de interesse industrial e farmacêutico e avaliar diferentes condições de manutenção e preservação dos fungos endofíticos. Foram reativados 21 fungos endofíticos em placas de Petri com meio de cultura batata-dextrose-ágar. O fungo endofítico OH 03, isolado da planta Ourátea hexasperma, se mostrou bastante estável, capaz de produzir proteases na presença de diferentes fontes de carbono e nitrogênio, temperatura e pH. Dessa forma, foi realizado um planejamento estatístico experimental Plackett–Burman Design com triplicata no ponto central para avaliar a interação de 5 variáveis independentes na produção enzimática para o fungo OH 03. As variáveis escolhidas foram: extrato de levedura, peptona, (NH4)2SO4, temperatura e pH. As variáveis (NH4)2SO4 e temperatura foram significativas com efeito negativo e positivo, respectivamente. O fungo OH 03 obteve sua melhor atividade no planejamento PBD com valor igual a 26,13 UI/mL. Além disso, os fungos endofíticos foram armazenados em três temperaturas 8 °C, -20 °C e -80 °C, reativados de três em três meses e avaliados quanto ao seu crescimento. A preservação de microrganismos na temperatura de -80 °C na presença de um agente crioprotetor foi a mais viável, mantendo 86% dos fungos endofíticos armazenados vivos durante 12 meses.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.