Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JessicaKellerLopesPrudencio_tcc.pdf296,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Levantamento bibliográfico sobre o uso clínico de antiepiléticos no tratamento da dependência por cocaína
Autor(es): Prudêncio, Jéssica Keller Lopes
Orientador(es): Barros, Marília
Assunto: Cocaína
Anticonvulsantes
Dependência química
Drogas - abuso - tratamento
Data de apresentação: 13-Jun-2019
Data de publicação: 9-Jun-2020
Referência: PRUDÊNCIO, Jéssica Keller Lopes. Levantamento bibliográfico sobre o uso clínico de antiepiléticos no tratamento da dependência por cocaína. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A dependência por cocaína é um problema de saúde pública em vários países, incluindo o Brasil. Apesar desse psicoestimulante ter um alto potencial de causar dependência, ainda não existe um protocolo farmacoterapêutico clínico seletivo e específico, como o de outras drogas de abuso. Com isso, vários estudos vêm sendo realizados para avaliar quais medicamentos podem potencialmente aumentar a abstinência por cocaína, reduzindo assim, o desejo e o consumo dessa substância. Assim, o presente estudo teve como intuito realizar um levantamento bibliográfico dos ensaios clínicos realizados nos últimos 25 anos sobre o uso de antiepiléticos no tratamento clínico da dependência por cocaína. O uso desse tipo de fármaco, nesse contexto, está baseado na hipótese de que a cocaína induz um efeito de kindling, o qual está relacionado à fissura pela droga. Assim, acredita-se que os antiepiléticos possam reduzir esse efeito, além do fato da neurotransmissão GABAérgica poder reduzir os efeitos reforçadores causados por essa droga de abuso. Via uma busca nas bases de dados Cochrane, PubMed e Web of Science foram selecionados artigos publicados que atendessem a critérios pré-estabelecidos. Assim, foram selecionados 17 ensaios clínicos realizados entre 1993 e 2018, os quais avaliaram seis medicamentos antiepiléticos distintos. A carbamazepina foi o medicamento mais analisado. O topiramato e a tiagabina foram os fármacos que obtiveram mais resultados positivos. Contudo, vale destacar que houve divergência entre as metodologias empregadas em cada ensaios, os tipos de usuários incluídos no estudo que não representavam a totalidade dos usuários de cocaína, além dos parâmetros avaliados. Portanto, ainda é necessário realizar mais estudos, com metodologias e parâmetros padronizados, tamanho amostral maior e heterogêneo, para se verificar melhor a eficácia do uso de antiepiléticos, principalmente o topiramato e a tiagabina, no tratamento da dependência por cocaína.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.