Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ClaraVitoriaOliveiraKralco_tcc.pdf740,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Big data na biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação : uma análise da temática nas ementas de cursos de graduação brasileiros
Autor(es): Kralco, Clara Vitória Oliveira
Orientador(es): Silva, Rodrigo Rabello da
Assunto: Biblioteconomia
Big Data
Bibliotecários - formação profissional
Data de apresentação: 23-Ago-2019
Data de publicação: 8-Jun-2020
Referência: KRALCO, Clara Vitória Oliveira. Big data na biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação: uma análise da temática nas ementas de cursos de graduação brasileiros. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca identificar nas ementas das disciplinas ministradas regularmente a temática Big Data nos cursos de graduação brasileiros que corresponde ao campo da informação tocante às áreas de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação, e descrever os conceitos da temática na literatura acadêmica e não acadêmica em geral naquele campo. A pesquisa se justifica a medida em que busca contribuir para a reflexão sobre o atual cenário de atuação dos profissionais de informação. Para tanto, realiza-se pesquisa bibliográfica, mediante mapeamento da temática em bases de dados, bem como documental, mediante levantamento de ementas nos cursos do campo da informação; portanto, a investigação descritiva com a utilização de métodos mistos. Como resultado foi evidenciada a ausência da temática nas ementas das disciplinas regularmente ministradas dos cursos de graduação analisados, demonstrando, assim, uma possível “visão” conceitual pouco explorado na formação de novos profissionais de informação ante a nova realidade tecnológica, já que tais profissionais poderiam estar sendo preparados, desde a formação, para atuarem em contextos que se utilizam de métodos desenvolvidos para o Big Data.
Abstract: The present work seeks to identify in the syllabus of the subjects regularly taught the theme Big Data in Brazilian undergraduate courses that corresponds to the field of information concerning the areas of Library Science, Documentation, Information Science and Information Management, and to describe the concepts of the theme in the literature. academic and non-academic in general in that field. The research is justified as it seeks to contribute to the reflection on the current scenario of information professionals. To this end, a bibliographic research is carried out, by mapping the theme in databases, as well as documentary, by lifting menus in the courses of the information field; therefore, descriptive research using mixed methods. As a result it was evidenced the absence of the theme in the menus of the regularly taught subjects of the analyzed undergraduate courses, thus demonstrating a possible little explored conceptual “vision” in the formation of new information professionals in face of the new technological reality, since such professionals could being prepared from the beginning to act in contexts that use methods developed for Big Data.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2019.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.