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Título: Contribuições e influências no turismo a partir dos eventos de moda : São Paulo Fashion Week
Autor(es): Cardoso, Hiago Neves
Orientador(es): Araújo, Neuza de Farias
Assunto: Turismo de eventos
Moda
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 4-Jun-2020
Referência: CARDOSO, Hiago Neves. Contribuições e influências no turismo a partir dos eventos de moda: São Paulo Fashion Week. 2019. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo entender qual a contribuição que a moda traz para o turismo. A partir da reflexão do que é cada um desses segmentos e uma análise sobre as semanas de moda (Fashion week), em especial o São Paulo Fashion Week (SPFW). Considerando que o turismo tem como resultado os processos sociais e culturais não inteiramente quantificáveis, e que são necessários para sua compreensão e para realizar ações que permitam obter dele os melhores rendimentos globais, sejam estes financeiros ou não (MOLINA; RODRÍGUEZ, 2001, p. 12). E a moda segundo Simmel com o seu jogo entre a tendência para uma expansão universal e a aniquilação do seu próprio sentido que comporta justamente essa expansão, possui o atrativo singular do limite, o atrativo simultâneo do começo e do fim, da novidade e da caducidade. (SIMMEL, 1988, p. 17). Diante destas conceituações este trabalho baseou-se nestas definições para estudar as contribuições e influências da moda para o turismo. A metodologia utilizada constituiu-se de observações e análises do evento São Paulo Fashion Week e como resultados foi constatado que turismo e moda se correlacionam uma vez que o turismo tem toda uma movimentação dentro dos aspectos sociais, culturais e econômicos assim como a moda exerce a influência em todo este contexto. Palavras-chave: Turismo, semana de moda, eventos, moda.
Abstract: This study aims to understand the contribution that fashion brings to tourism. From the reflection of what each of these segments is and an analysis of the fashion week (Fashion week), especially the São Paulo Fashion Week (SPFW). Considering that tourism results in social and cultural processes that are not entirely quantifiable, and which are necessary for their understanding and for carrying out actions that enable them to obtain the best global income, whether financial or not (MOLINA; RODRÍGUEZ, 2001, p. 12). And the fashion according to Simmel with its match between the tendency for universal expansion and the annihilation of its own sense that justifies this expansion, has the singular attraction of the limit, the simultaneous attraction of the beginning and the end, the novelty and the expiry. . (SIMMEL, 1988, p. 17). Given these concepts, this work was based on these definitions to study the contributions and influences of fashion for tourism. The methodology used consisted of observations and analysis of the event São Paulo Fashion Week and as a result it was found that tourism and fashion correlate since tourism has a whole movement within the social, cultural and economic aspects as well as fashion exerts. influences throughout this context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.
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