Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarinalvaJoseFerreiraCardoso.pdf553,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da família no processo de escolarização do aluno com necessidades educativas especiais
Autor(es): Cardoso, Marinalva José Ferreira
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Inclusão escolar
Lar e escola
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: CARDOSO, Marinalva José Ferreira. A participação da família no processo de escolarização do aluno com necessidades educativas especiais. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo entender como deve acontecer a participação da família no processo de escolarização do filho com Necessidades Educativas Especiais. Para tanto, realizou-se revisão de literatura a respeito do tema, conforme a exposição de questões relacionadas à inclusão escolar e à participação da família em tal processo de inclusão. A partir daí, desenvolveu-se um estudo empírico em uma escola da rede pública do Distrito Federal, utilizando-se como instrumento principal uma entrevista aberta com mãe de aluno portador das necessidades analisadas. A partir daí, foi possível acessar o ideal de escola da partícipe, o relato de sua participação no processo de aprendizagem do filho, a parceria da escola com sua família, além de outros fatores que envolvem o processo de participação da família na instituição escolar. A análise das informações adquiridas conduziu a quatro categorias de análise, quais sejam: família, participação, inclusão e papel da escola.
Abstract: This study aimed to understand how things should happen to family participation in the process of schooling the child with Special Educational Needs. To this end, we carried out a literature review on the subject, as the exposure of issues related to school inclusion and family participation in this process of inclusion. From there, we developed an empirical study in a public school in the Federal District, using as a main instrument open interview with the mother of a student with the needs analysis. From there, it was possible to access the school's ideal of a participant, the account of his participation in the learning process of the child, the school's partnership with his family, and other factors involving the process of family participation in school. The analysis of information acquired has led to four categories of analysis, namely: family, participation, inclusion and school paper.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2416
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons