Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24167
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_YasmineSaraSouzaDeOliveira.pdf3,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Redução de gastos com a implantação de projeto de compostagem no gerenciamento dos resíduos sólidos no Colégio Militar de Brasília
Autor(es): Oliveira, Yasmine Sara Souza de
Orientador(es): Carvalho, João Luiz Homem de
Assunto: Compostagem
Gestão ambiental
Resíduos orgânicos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 3-Jun-2020
Referência: OLIVEIRA, Yasmine Sara Souza de. Redução de gastos com a implantação de projeto de compostagem no gerenciamento dos resíduos sólidos no Colégio Militar de Brasília. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Diante da criação da Lei Distrital n° 5.610/2016 intitulada como Lei dos Grandes Geradores foi atribuída a responsabilidade do gerenciamento dos resíduos sólidos às pessoas físicas em estabelecimentos de uso não residencial e pessoas jurídicas que gerem mais de 120 litros diários de rejeitos, sendo estas integralmente responsáveis pelo gerenciamento ambientalmente adequado de seus resíduos sólidos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a viabilidade da compostagem de resíduos sólidos orgânicos bem como a redução de gastos dispendidos pelo Colégio Militar de Brasília na destinação correta dos resíduos gerados. Para o processo de compostagem, empregou-se o método de leiras estáticas com aeração passiva, conhecido como Método UFSC, sendo criadas leiras em local aberto do colégio, abastecidas diariamente com cerca de 90 Kg de restos de alimentos e resíduos provenientes da jardinagem. O período de operação da compostagem foi 45 dias, entre meados de outubro até final de novembro de 2018. Observou-se uma economia de 46% (quarenta e seis por cento) mensal. Concluiu-se que a compostagem se mostrou viável para a reciclagem de resíduos, adequação à legislação ambiental e impactando positivamente no tempo de vida útil dos aterros sanitários e contribuiu com a diminuição de custo na destinação dos resíduos do restaurante e jardins do CMB.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.